Deputada cobra retirada da fiscalização PM ambiental e proteção das represas

27/06/2012

Meio Ambiente

Questões como a situação dos pescadores artesanais, a regularização das áreas das represas Billings e Guarapiranga e a manutenção da base da Polícia Militar Ambiental na região do ABCD, foi o foco da interpelação da deputada Ana do Carmo ao secretário de Meio Ambiente Bruno Covas, na Comissão de Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (27/6).

Em relação à regularização das represas a deputada ponderou que as principais vítimas da ausência do estado são a população de baixa renda e o meio ambiente. “Muitas vezes o morador caiu no golpe da grilagem, pagou pelo terreno e corre o risco de perder sua moradia e o meio ambiente perde na seqüência com a ocupação da área”, destacou.

Segundo a deputada, embora a Lei Específica das represas Billings e Guarapiranga tenha sido aprovada há três anos, há falta de informações do Estado e das prefeituras sobre o que foi feito par a regularização das áreas ocupadas.

Ana do Carmo intercedeu para que lideranças da Juréia pudessem se manifestar e apresentar reivindicações ao secretário, ao projeto de autoria do Executivo que está em tramitação no Poder Legislativo, que versa sobre a preservação da área, remoção das moradias lá instaladas.

Os lideres Arnaldo Neves Jr e Adriana de Souza de Lima, disseram contar com a sensibilidade as autoridades para compor a preservação da área, contemplado a manutenção de moradores tradicionais e comunidades envolvidas em atividades sustentáveis.

Genérico em suas respostas Bruno disse que a situação das moradias em áreas irregulares é um problema que o Estado tem enfrentado e buscado em parceria com a sociedade e o poder público local dar melhor encaminhamento.

O mesmo tom ele usou para tratar da questão dos pescadores artesanais e disse que vai analisar o ofício entregue pela deputada quanto à retirada do comando e fiscalização por parte do Estado do setor de Meio Ambiente da PM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *