Debate sobre direitos humanos e Prêmio Maria Miguel: presença do ministro Vanucchi

24/03/2010 17:32:00

Sexta-feira (26/3)

 

 

O ministro Paulo Vanucchi participa, nesta sexta-feira (26/3), do debate “Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH3 e os Direitos Humanos das Mulheres”, que será seguido da entrega da II edição do Prêmio Maria Miguel, às 19 horas, no Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Criado em 2009, o Prêmio Maria Miguel tem como objetivo promover a história de lutas e conquistas das mulheres que se destacaram nas suas respectivas áreas de atuação e fortalecer o papel dos Movimentos e Organizações Sociais que desenvolvem projetos na perspectiva de emancipação política, econômica e social das mulheres.

A iniciativa deste prêmio é destacar, promover, dar visibilidade a mulheres, muitas delas anônimas, que nas mais diversas áreas do conhecimento e atuação lutam incansavelmente para construir uma sociedade com igualdade de oportunidades, sem violência, livre de todas as formas de preconceito e socialmente mais justa.

Quem foi Maria Miguel

Maria Miguel, nascida em Conselheiro Lafaiete, interior de Minas Gerais, migrou para São Paulo no final da década de 1960 e foi morar na região da Zona Leste da Capital.

Negra e analfabeta, desde sua chegada à região, participou incansavelmente das lutas populares, tornando-se uma das principais militantes dos movimentos de sua época na região, atuando no movimento social das mulheres nas Comunidades Eclesiais de Base e nos Clubes de Mães, no Movimento do Custo de Vida, nas Lutas por Creches, entre outros. Nas décadas seguintes, atuando e militando, aprendeu e ler e escrever e torna-se poetisa. Em seus poemas, descreve a alegria e a luta de seu povo e de suas companheiras.

É nesse contexto social e político, de lutas sociais e organização popular, que, em 24 de maio de 1987, na igreja do Jardim Silva Teles, no  Itaim Paulista, em uma assembléia que contou com a participação de mais de 150 mulheres entre elas, Maria Miguel, foi fundada a AMZOL–Associação de Mulheres de Zona Leste.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *