Falta de médicos
O requerimento da deputada Telma de Souza para que se convoque o diretor do Hospital Guilherme Álvaro da cidade de Santos , Ricardo Haiyden, foi aprovado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26/6). A unidade, mantida pelo Governo do Estado, é referência para as regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
A deputada quer que o diretor preste esclarecimentos sobre as denúncias de ausência de médicos e do fechamento por 11 meses da UTI pediátrica da unidade. Segundo denúncias, a falta de médicos no complexo é situação corriqueira no complexo, que tem quadro de profissionais defasado há muito tempo.
Presidente faz balanço do primeiro semestre
Na última reunião da Comissão de Saúde deste semestre, o seu presidente, deputado Marcos Martins, disse que os trabalhos da comissão durante o período foram bastante satisfatórios e intensos, praticamente não houve interrupção das reuniões.
Marcos Martins informou ter recebido diversas denúncias de irregularidades e demandas de hospitais de todo o Estado, como é o caso de Bauru, cujo hospital de base, que atende à população menos favorecida encontra-se numa terrível situação, conforme denunciado por uma médica local, funcionária do hospital há 30 anos.
Segundo o relato, a maioria das pessoas de pior condição econômica de Bauru e região acaba por ser atendida no pequeno pronto-socorro municipal, onde ficam pelos corredores, à espera de atendimento, em decorrência das condições insatisfatórias do hospital de base.
“Sabemos que a Secretaria de Saúde acabou de receber um empréstimo internacional, para tentar resolver os problemas de saúde do Estado. Esperamos que seja dada a atenção merecida a esse local, uma vez que Bauru, além de ser uma grande cidade, também atende toda a região”, disse o presidente da comissão. (com informações da Agência Alesp)
