TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Ocorreu hoje (15) na Assembleia Legislativa paulista uma Audiência Pública em defesa da malha ferroviária paulista, com o tema A quem interessa a antecipação dos contratos da concessão da Malha paulista?. O evento teve iniciativa do Coletivo deputado estadual Zico Prado e apoio Liderança PT.
A atividade contou com a presença do Líder do PT na Câmara Federal, deputado Carlos Zarattini.
O principal ponto da discussão foi a renovação de um contrato ferroviário em São Paulo por mais 40 anos. O documento está hoje nas mãos da empresa Rumo, ligada à Cosan, produtora de açúcar e álcool. O perigo, alerta o líder dos deputados federais do PT, Carlos Zarattini, é que a concessão represente um tendência de ser extensão de um monopólio. O líder acredita que é necessário verificar sob quais condições o novo contrato será feito.
O deputado petista José Zico Prado aponta que o contrato privilegia pura e simplesmente transporte de cargas de grandes indústrias e não dos pequenos e médios trabalhadores.
Zico diz que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está querendo fechar contrato no mês que vem, outubro. A luta dele é para que o contrato seja discutido com mais tempo, para que os interesses do estado de São Paulo sejam defendidos.
O Estado de São Paulo já perdeu 60% em investimentos nessa área e o Governo acabou com transporte ferroviário de passageiros, lamentou Zico.
A deputada petista Ana do Carmo parabenizou o deputado José Zico Prado pela iniciativa do evento e falou: Andando para cima e para baixo no Estado de São Paulo vemos cidades em que as ferrovias estão lá, mas desativadas. Não dá para compreender. Vamos continuar esse debate.
Próximas ações
O deputado federal Carlos Zaratinni vai pegar todas informações sobre o contrato das ferrovias paulistas em Brasília. Os conteúdos serão analisados para que o coletivo consiga compreender o texto. A intenção, conforme menciona Zico é que se tenha tempo de debater, de divergir e de mudar os rumos do contrato.
