*Aula de direitos humanos*
Na CPI do Ethos/Condepe, Rildo Marques foi ouvido na condição de ex-presidente do Conselho. Os parlamentares da direita que integram a CPI tiveram uma importante aula de formação sobre Direitos Humanos. Todas as perguntas feitas ao ex-presidente foram respondidas com o talento de um exímio conhecedor e militante do tema de Direitos Humanos. As deputadas *Beth Sahão* e *Ana do Carmo* representaram a bancada petista na reunião. Na próxima semana, Nazareth Cupertino, atual presidente do Condepe, será ouvida.
*Quem economiza água paga mais caro?*
Parece bizarro, mas é verdade. Graças a um gatilho criado Arsesp, a Sabesp poderá aumentar a tarifa em caso de queda significativa do consumo. A ideia é elevar o valor quando houver variação anormal do consumo médio, para garantir o equilíbrio econômico-financeiro da empresa. Depois da crise hídrica de 2014, o consumo de água reduziu em 20%. Esse novo padrão de consumo resultou numa queda de 53% no lucro da Sabesp. A bancada do PT exige esclarecimentos sobre a revisão tarifária. Porém, a base de Alckmin faz de tudo para evitar que o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, seja questionado sobre a decisão, feita na medida para agradar os acionistas da companhia.
https://goo.gl/yi4CNH
*Passe escolar*
Na Comissão de Finanças e Orçamento foi aprovado o Projeto de Lei 320/2006, do ex-deputado *Antonio Mentor*, que institui passe escolar para estudantes e professores em escolas oficiais e oficializadas no Estado no transporte intermunicipal e metropolitano.
*Ensino em tempo integral*
Pesquisa encomendada pela Apeoesp mostra que as escolas de tempo integral de Alckmin são reprovadas por 80% dos entrevistados. Foram ouvidos 663 pais e mães, 667 alunos e 340 professores. Uma das principais promessas de Alckmin na campanha de 2014, a ampliação das escolas de tempo integral foi imposta sem diálogo com as comunidades locais e escolares. A pesquisa aponta que essa modalidade de ensino tem perfil excludente e antidemocrático, pois afasta alunos de baixa renda que precisam trabalhar e não podem permanecer o dia todo na escola.
https://goo.gl/UtiJHB
*Crise no saneamento de Sumaré*
Vereadores de Sumaré denunciaram na Comissão de infraestrutura da Alesp diversas irregularidades praticadas pela concessionária BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento da cidade. Os representantes apontam vícios no contrato e o não cumprimento de investimentos básicos para atender necessidades mínimas da população. Prefeito e vereadores querem o cancelamento da concessão. Eles pediram ao deputado *José Américo* uma manifestação da comissão ao Judiciário para permitir que a gestão do saneamento retorne à administração municipal.
