Bancada pede informações sobre abusos policiais

05/10/2009 18:02:00

Segurança Pública

 

A Comissão de Segurança Pública vai pedir, ao Governo do Estado, informações referentes à atuação da Polícia Militar em comunidades carentes. O líder da Bancada do PT, deputado Rui Falcão, apresentou à Comissão requerimentos para a convocação do Comandante Geral da PM do Estado, coronel Álvaro Batista Camilo, mas foram aprovados, na mais recente reunião da Comissão realizada no dia 30 de setembro, apenas pedidos de informação, que são procedimentos para ‘evitar’ a convocação.

A Bancada do PT possui somente um integrante na Comissão de segurança, o deputado Vanderlei Siraque, o que dificulta o andamento de investigações de fatos como a Operação Saturação e o episódio do Jardim Filhos da Terra.

A Operação Saturação que deu ao Governo do Estado de São Paulo uma nota de repúdio da Anistia Internacional, foi realizada em Paraisópolis (zona sul da capital). em fevereiro deste ano.

A Favela Paraisópolis, localizada no Bairro do Morumbi, foi ocupada pela Polícia Militar e um gigantesco aparato, envolvendo cães, cavalos e helicópteros. Para os moradores de uma das regiões mais pobres da capital paulista, foram 82 dias de invasões de domicílio, humilhações e torturas.

Já o Conjunto Habitacional Filhos da Terra, localizado entre os bairros do Jaçanã e Tremembé, foi cercado pela Tropa de Choque e pelo Grupo de Operações Policiais no dia 26 de agosto, durante uma manifestação da população revoltada com a morte de um morador.

Os policiais utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha e interditaram até a rua onde está localizado o CEU Jaçanã, deixando 200 estudantes ilhados durante o confronto.

Segundo os moradores, o rapaz assassinado durante a abordagem não tinha envolvimento com o tráfico. Já a PM diz que ele reagiu a tiros contra os policiais que o abordaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *