Bancada do PT tem seis candidatos a prefeito

01/08/2012

Eleições

A Bancada do PT na Assembleia Legislativa conta com seis candidatos a prefeito nessas eleições: Antonio Mentor (Americana), Beth Sahão (Catanduva), Carlos Grana (Santo André), Donisete Braga (Mauá), João Paulo Rillo (São José do Rio Preto) e Telma de Souza (Santos).

Conheça a trajetória de cada um deles:

Antonio Mentor

Antonio Mentor foi vereador e secretário de Governo em Americana. Este é seu quarto mandato de deputado estadual. Em 2002, teve a maior votação da Região Metropolitana de Campinas.
Na Assembleia, foi líder da Bancada do PT por duas vezes. O deputado é atuante na área de Transportes, principalmente no movimento contra os pedágios abusivos. Entre as propostas que apresentou na Casa, estão o fim do voto secreto dos deputados, o combate ao assédio moral, a garantia do transporte gratuito para os idosos e a regulamentação dos comerciais de medicamentos.

Beth Sahão

Psicóloga e mestre em Sociologia, Beth Sahão exerceu o cargo de secretária de Governo na gestão do PT à frente da Prefeitura de Catanduva, entre 1997 e 2002. Está em seu terceiro mandato como deputada estadual. Beth Sahão é, até hoje, a primeira e única mulher a representar a região Noroeste na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Tem trabalhado pelos direitos das mulheres, idosos, pessoas com deficiência e também das crianças e dos adolescentes. Teve papel destacado como relatora da CPI da Pedofilia e é responsável pela retomada da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos.
Também se dedica à luta pelo desenvolvimento dos municípios do Interior e pela melhoria do sistema público de saúde. É autora da lei que instituiu o Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama.

Carlos Grana

Metalúrgico, Carlos Grana sempre se caracterizou pela dedicação em garantir os direitos dos trabalhadores. Ocupou cargos de destaque no movimento sindical, chegando a presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos).
Integrou o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), em Brasília, e na região do ABC participou da criação do Fórum da Cidadania, da Câmara Regional e da Agência de Desenvolvimento Econômico.
Foi eleito deputado estadual em 2010. Apresentou 26 Projetos de Lei, entre eles o Projeto de Lei 331, que institui o Bilhete Único em todo o transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande São Paulo, beneficiando 39 municípios.

Donisete Braga

Começou na política ainda jovem nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Elegeu-se duas vezes vereador em Mauá.
Hoje exerce o quarto mandato de deputado estadual. Na Casa, já assumiu a Primeira Secretaria e hoje é Líder da Minoria. Criou e coordena na Assembleia a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que se transformou em referência nacional. É autor da lei estadual que mudou o Zoneamento Industrial da Grande São Paulo, permitindo ampliação das indústrias do Polo Petroquímico de Capuava, maior fonte do orçamento de Mauá. Também é autor da lei estadual que permitiu ampliar a área do Polo de Sertãozinho, em Mauá, hoje o maior espaço que a Grande São Paulo tem para a instalação de indústrias.

João Paulo Rillo

Iniciou sua militância no movimento estudantil. Com apenas 18 anos, foi eleito presidente do diretório do PT de São José do Rio Preto. Em 2005, Rillo foi eleito vereador e, em 2008, ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Rio Preto. Trabalhou como Assessor Especial do Ministério do Turismo até março de 2010. No mesmo ano, foi eleito deputado estadual com a maior votação para o cargo obtida por um candidato na cidade de Rio Preto. Foi indicado Líder da Minoria da Assembleia Legislativa, responsável por coordenar as ações de uma bancada de mais de 30 parlamentares em oposição ao governador Geraldo Alckmin.
Entre os Projetos de Lei apresentados pelo deputado, está o PL 455/2011, que altera a Lei 7.844, de 1992, e assegura aos estudantes o direito ao pagamento de meia-entrada em espetáculos esportivos, culturais e de lazer.

Telma de Souza

Eleita vereadora de Santos em 1982, deputada estadual em 1986, prefeita da Cidade em 1989 e deputada federal em 1994 (cargo para o qual foi reeleita em 1998 e 2002).
Sua gestão à frente da Prefeitura de Santos foi um marco de grandes e importantes transformações que a cidade viveu nas últimas duas décadas.
Em 2009, Telma retornou à Câmara de Santos e, em 2010, a parlamentar foi eleita deputada estadual, tornando-se a única representante da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Na Casa, Telma criou a Frente Parlamentar Pró-Mobilidade Urbana de Santos e Região, tendo como temas a construção de ligações secas entre as margens do Porto de Santos, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a criação de um sistema de transporte hidroviário e a remodelação dos acessos à região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *