Insegurança pública
O descontrole do uso da força policial e sua atuação violenta podem ser verificados por meio de relatos dos cidadãos paulistas à Ouvidoria da Polícia, que tiveram um aumento de 21% nas denúncias de homicídios supostamente cometidos por policiais militares no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009.
O número saltou de 137, no primeiro semestre de 2009, para 167, no mesmo período deste ano. Os dados constam no relatório semestral do Ouvidoria, divulgado nesta semana.
O ouvidor da Polícia, Luiz Gonzaga Dantas, disse que o aumento da letalidade policial é preocupante e que as corporações policiais do Estado deveriam rever a formação de suas tropas.
Para o presidente do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), Sérgio Mazina, os dados da ouvidoria mostram um descontrole da segurança pública. As acusações envolvendo policiais vêm crescendo progressivamente nos últimos anos, Os dados apontam que algo está muito errado na política de segurança, afirmou.
Corrupção
O documento ainda revela um aumento de 24% nos relatos de corrupção passiva envolvendo policiais civis. Outro dado é o aumento de 39% nos casos de abuso de autoridade com agressão envolvendo policiais civis e militares.
De acordo com Mazina, o controle da legalidade da atuação policial é que garante a eficácia das corporações. A corrupção é inerente a uma polícia sem controle, afirma.
Números recordes no litoral
Saltou de 13 para 24 (84% a mais) o número de denúncias de homicídios supostamente cometidos por policiais militares e civis na Baixada Santista entre o primeiro semestre de 2009 primeiro semestre de 2009 e os seis primeiros meses deste ano (dados da Ouvidoria).
*com informações do jornal Agora (22/9/2010)
