Audiência debaterá os 9 anos de implantação do Bilhete Único

03/05/2013

Terça, dia 7 de maio

A Frente Parlamentar Bilhete Único Metropolitano, coordenada pelo deputado Gerson Bittencourt, realiza n terça-feira, dia 7 de maio audiência pública de Comemoração de 9 anos do Bilhete Único – Inclusão Social e Melhorias no Transporte Público.

A audiência ocorre às 9h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

No dia 18 de maio comemora-se 09 anos da implantação do bilhete único na cidade de são Paulo, uma política pública que beneficia diretamente a classe trabalhadora, significa mais qualidade de vida, inclusão social e economia no bolso dos usuários do transporte coletivo. A implantação do bilhete único em São Paulo ocorreu no ano de 2004 durante a gestão de Gerson Bittencourt (PT) quando era secretário de Transportes na administração da prefeita Marta Suplicy (PT). Já em Campinas a implantação foi em maio de 2006, tendo também à frente da secretaria de Transportes o atual deputado estadual Gerson Bittencourt. Depois diversas outras cidades, como Guarulhos e Rio de Janeiro adotaram o bilhete único no transporte coletivo.

Para comemorar esta data, a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do Bilhete Único na Região Metropolitana de Campinas fará uma audiência pública na Assembleia Legislativa. A audiência contará com a presença do secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, do secretário de Transportes de Guarulhos, Atílio Pereira, do secretário de Transportes de Campinas, Sergio Benassi e do presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense. A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado estadual Gerson Bittencourt.

Bilhete Único

O Bilhete Único possibilitou distribuição de renda para a população usuária do transporte coletivo. O bilhete também impulsionou a economia, na medida em que garante transporte para aqueles que estão em busca de empregos e vagas. A adoção do sistema garantiu mais segurança ao usuário à medida que diminuiu a circulação de dinheiro dentro do veículo.

Após a implantação do Bilhete Único, em 2004, o número de viagens da SPTrans (São Paulo Transportes) passou de 1,2 bilhões para 2,9 bilhões em 2012.

Já na rede Metro ferroviária, que foi integrada em 2006, subiu de 3,9 milhões de passageiros/dia, para 7 milhões/dia, em 2011.

Na cidade de Campinas, o número de viagens passou de 109,2 milhões em 2005 para 183,6 milhões em 2012, segundo a Emdec

Bilhete Único Metropolitano

Mais dinheiro, mais oportunidades, mais tempo com a família. Mais cidadania. Ônibus novos e acessíveis, pontos e estações de transferência adequadas, linhas e itinerários planejados. Tudo isso faz diferença no dia a dia de uma cidade de um milhão de habitantes.

E pode também fazer a diferença em toda a Região Metropolitana de Campinas, com 2.798.477 milhões de pessoas, segundo o censo de 2010 do IBGE.

Amparado no exemplo de Campinas e da Capital, “o Bilhete Único Metropolitano da RMC é viável técnica e economicamente, e pode reduzir de 30 a 50% o valor gasto com o transporte público metropolitano”, destaca o deputado Gerson Bittencourt.

fonte: Ass. Imprensa – dep. Gerson Bittencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *