Aprovado projeto de Neder que institui a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento

05/01/2017

Valorização da Ciência

Crédito: Ass. de Imprensa Dep. Carlos Neder

Aprovado projeto que institui a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento

Semana servirá, entre outros, para resgatar a história da política estadual de ciência, tecnologia e inovação e a memória dos produtores destes conhecimentos no Estado

A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (21/12) o projeto de lei de autoria do deputado Carlos Neder (PT), que institui a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento em São Paulo, período a ser celebrado na terceira semana do mês de outubro. O objetivo é promover a ampla divulgação das políticas de sucesso no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no Estado e seu impacto na melhoria da qualidade de vida da população paulista e brasileira. Nesse sentido, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento também propõem recuperar a importância histórica das universidades, dos institutos de pesquisa e de seus professores, pesquisadores científicos e do pessoal de apoio, que desenvolvem papel relevante para o desenvolvimento econômico e social do País.

O projeto prevê a promoção de atividades de divulgação da produção científica, tecnológica e de inovação nos equipamentos públicos estaduais e nos municípios do Estado. A celebração também prevê a realização de atividades educativas e de orientação profissional na área de ciência, tecnologia e inovação e a promoção de atividades de capacitação para os servidores públicos e profissionais. Além disso, o período deverá ser utilizado para divulgação de dados, programas e outras iniciativas realizadas; resgatar a história da política estadual de ciência, tecnologia e inovação e a memória dos produtores destes conhecimentos no Estado. A Semana deverá servir ainda como data de referência para articular as entidades estaduais e nacionais vinculadas ao setor e entidades representativas dos professores universitários, pesquisadores científicos e demais carreiras da área para o desenvolvimento destas ações.

O deputado Carlos Neder lembra que metade da produção científica nacional ocorre no estado de São Paulo, que pode ser considerado o Estado do Conhecimento. “Tal produção científica é comparável a de países como a Espanha e a Itália, sendo proveniente fundamentalmente das universidades públicas estaduais e federais, dos institutos de pesquisa estaduais e das escolas técnicas”, complementa. A criação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento em São Paulo acompanha a tendência nacional, que, desde 2004, possuiu a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

O projeto estadual agora aguarda pela sanção do governador para ser transformado em lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *