Educação & Direitos Humanos
O estudante Caio Henrique Gerolano, de 17 anos, é o vencedor do Concurso Camélia da Liberdade 2009, dedicado ao poeta negro Solano Trindade. O prêmio, destinado aos estudantes de escolas do ensino médio, será entregue em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (21/10) na Sala Guiomar Novaes, no centro da capital.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e coordenador do SOS Racismo da Assembléia Legislativa, deputado José Cândido, participa da solenidade, que terá ainda a presença de outras autoridades e de Raquel Trindade, filha do poeta e diretora do Teatro Popular Solano Trindade.
O vencedor, que cumpre liberdade assistida pela Fundação Casa e é aluno do professor Alexandre Gabrielli, associou a vida do poeta à história de Zumbi, o herói negro do Quilombo de Palmares, através da leitura de outros autores que falam sobre o preconceito e a questão racial.
Classificada em 2º lugar, Ana Paula Raboni da Silva tem 16 anos e é aluna da EE Professor Eliseo Marson, localizada no Jardim Amanda, em Hortolândia, um dos maiores bairros de periferia da América do Sul. A coordenadora pedagógica da escola, Tânia Maria Ribeiro, é uma defensora apaixonada da luta pela diversidade e da Lei Federal 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira.
O terceiro lugar ficou com o estudante Vitor Gabriel Machado Alvez, de 14 anos, da Escola Adventista de Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora pedagógica da escola, Elina Freire, trabalhou em um colégio que leva o nome de Solano Trindade, localizado em Embu das Artes, cidade onde o poeta criou um pólo de cultura e tradições afro.
Foram 130 escolas inscritas, algumas com até 50 estudantes. Os primeiros colocados receberão os seguintes prêmios: o 1º, Caio Henrique, vai garantir para sua escola um laboratório com 10 computadores e levará para casa um microcomputador e uma impressora. O professor orientador receberá uma filmadora. Classificada em 2º lugar, Ana Paula Raboni receberá um microcomputador e uma impressora. Já o 3º lugar, Vitor Gabriel Machado Alvez, levará um microcomputador e uma webcam.
