Os resultados do Saresp 2008, sistema de avaliação própria do ensino no Estado de São Paulo mostram que, apesar do otimismo manifestado pela ex Secretária de Educação quanto a possíveis alterações na qualidade, não correspondem à realidade. Basta ver abaixo as médias alcançadas nos dois últimos anos da avaliação no Estado. A pontuação é estabelecida numa escala de 100 a 450.
Português 2007 2008
4ª série – Ensino Fundamental 196,8 180,0
6ª série – Ensino Fundamental 210,4 206,0
8ª série – Ensino Fundamental 242,6 231,7
3º ano – Ensino Médio 263,2 272,5
Matemática
4ª série – Ensino Fundamental 182,5 90,5
6ª série – Ensino Fundamental 194,1 209,1
8ª série – Ensino Fundamental 231,5 245,7
3º ano – Ensino Médio 263,7 273,8
Em Português, houve queda nas notas do Ensino Fundamental, e em Matemática a melhora não atinge, para a maioria dos alunos, o grau de adequação de aprendizagem em seu nível de ensino.
A primeira avaliação em Ciências foi feita em 2008 para alunos da 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. A média na 6ª série foi de 229,8; na 8ª, de 250 e no Ensino Médio, 274. Os resultados confirmam a deficiência do ensino já demonstrado. Em 2009 serão avaliadas as áreas de Historia e Geografia. Essas três disciplinas serão avaliadas alternadamente.
Publicação da Secretaria da Educação define as habilidades medidas pelas provas realizadas na avaliação em referência à pontuação estabelecida. Isso permite verificar a distância entre o pretendido na aprendizagem e o realmente conseguido e, conseqüentemente, o estágio de conhecimento em que se encontram os alunos. As referências fundamentais para essa medida são os conteúdos que tem base nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais e o que se espera de respostas dos alunos.
Posto isto, o quadro que se apresenta é como afirma o professor da Faculdade de Educação da USDP Ocimar Alavarse: os dados “são alarmantes” (FSP-Cotidiano pg.C4- 10/04/09) e revela o quanto ainda nossas crianças e jovens estão defasadas em relação ao necessário e desejado em seu processo de aprendizagem.
O percentual de alunos no nível adequado em Português na 4ª série estava em 40,3% em 2007 caindo para 32,3% em 2008. Na 6ª série eram 37,0% em 2007 contra 33,1% em 2008. Na 8ª série (quando a queda foi maior) em 2007 eram 30,8% e em 2008 caiu para 17,8%.
Em Português, verifica-se a incapacidade de os alunos identificarem a finalidade de uma notícia e a finalidade de um anúncio publicitário.
Em Matemática, a inadequação atinge graus insustentáveis . Só para exemplificar, no Ensino Médio (3º ano) 94,8% dos alunos não sabem identificar objeto em mapa de ruas, uma figura plana descrita em linguagem corrente , planificação de sólidos apresentados apenas pelos seus nomes – pirâmide, cilindro e cubo.
E estas avaliações evidenciam que a Educação está a exigir investimentos, democracia, participação, debate, esforço social coletivo a serem traduzidos num Plano Estadual de Educação inclusivo democrático e de qualidade social.
