O mau desempenho dos alunos das escolas públicas

14/04/2009 15:02:00

Os resultados do Saresp 2008, sistema de avaliação própria do ensino no Estado de São Paulo mostram que, apesar do otimismo manifestado pela ex Secretária de Educação  quanto a possíveis alterações na qualidade, não correspondem à realidade. Basta ver abaixo as médias alcançadas nos dois últimos anos da avaliação no Estado. A pontuação é estabelecida numa escala de 100 a 450.

Português
                                                    2007     2008
4ª série – Ensino Fundamental                     196,8   180,0
6ª série – Ensino Fundamental                     210,4   206,0
8ª série – Ensino Fundamental                     242,6   231,7
3º ano   – Ensino Médio                                 263,2   272,5

 Matemática 
4ª série –  Ensino Fundamental                    182,5   90,5
6ª série –  Ensino Fundamental                    194,1  209,1
8ª série –  Ensino Fundamental                    231,5  245,7
3º ano     Ensino Médio                                263,7  273,8

Em Português, houve queda nas notas do Ensino Fundamental, e em Matemática a melhora não atinge, para a maioria dos alunos, o grau de adequação de aprendizagem em seu nível de ensino. 

A primeira avaliação em Ciências foi feita em 2008 para alunos da 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. A média na 6ª série foi de 229,8;  na 8ª, de 250 e no Ensino Médio, 274. Os resultados confirmam a deficiência  do ensino já demonstrado. Em 2009 serão avaliadas as áreas de Historia e Geografia. Essas três disciplinas serão avaliadas alternadamente. 

Publicação da Secretaria da Educação define as habilidades medidas pelas provas realizadas na avaliação em referência à pontuação estabelecida. Isso permite verificar a distância entre o pretendido na aprendizagem e o realmente conseguido e, conseqüentemente, o estágio de conhecimento em que se encontram os alunos. As referências fundamentais para essa medida são os conteúdos que tem base nas Diretrizes e Parâmetros Curriculares  Nacionais e o que se espera de respostas dos alunos. 

Posto isto, o quadro que se apresenta é como afirma o professor da Faculdade de Educação da USDP Ocimar Alavarse: os dados “são alarmantes” (FSP-Cotidiano pg.C4- 10/04/09) e revela o quanto ainda nossas crianças e jovens estão defasadas em relação ao necessário e desejado em seu processo de aprendizagem. 

O percentual de alunos no nível adequado em Português na 4ª série  estava em 40,3% em 2007 caindo para 32,3% em 2008. Na 6ª série eram 37,0% em 2007  contra 33,1% em 2008. Na 8ª série (quando a queda foi maior) em 2007  eram 30,8% e em 2008 caiu para 17,8%.

Em Português, verifica-se a incapacidade de os alunos identificarem a finalidade de uma notícia  e a finalidade de um anúncio publicitário. 

Em Matemática, a inadequação atinge graus insustentáveis . Só para exemplificar, no Ensino Médio (3º ano) 94,8% dos alunos não sabem identificar objeto em mapa de ruas, uma figura plana descrita em linguagem corrente , planificação de sólidos apresentados apenas pelos seus nomes  – pirâmide, cilindro e cubo. 

E estas avaliações evidenciam que a Educação está a exigir investimentos, democracia, participação, debate, esforço social coletivo a serem traduzidos num Plano Estadual de Educação inclusivo democrático e de qualidade social.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *