Companhia tem recorte de panes e investimento zero no primeiro semestre deste ano

02/08/2011 16:01:00

O morador de São Paulo vive as agruras diárias da superlotação do metrô, o que leva inclusive idosos a evitarem usar este tipo de transporte. Além disto, as panes e falhas já fazem parte do conturbado cotidiano dos moradores da capital paulista.

Os investimentos no Metrô caminham a passos de tartaruga, como já foi mostrado pela Bancada do PT, nas gestões tucanas a expansão do sistema  se limita a 1,6 quilômetro por ano, o que favorece a superlotação e a freqüência de panes.

A prática de contingenciamento nos investimentos da Companhia já deu seus sinais neste ano. Para o primeiro semestre deste ano, estavam  previstos investimentos na ordem de R$ 3 bilhões, mas segundo informações do Sigeo – Sistema de Informação e Gerenciamento do Orçamento, não houve nenhuma liquidação ou pagamento.       

De 2008 a 2010, os investimentos no Metrô somariam o montante de R$ 9,58 bilhões, no entanto,  só foi gasto a quantia de R$ 5,95 bilhões, desta forma deixou-se de gastar quase R$ 3,63 bilhões (-37,88%).

Em 2010, o Metrô previa gastar com investimentos R$ 4 bilhões e foi aplicado apenas R$ 1,7 bilhão, ou seja, deixou de serem executados R$ 2,3 bilhões ou 57,50% dos recursos estipulados no orçamento estadual. 

Os investimentos para criação de novas linhas apresentaram outro problemas,-linha 5 – Lilás onde o corte foi de R$ 1,48 bilhão (-86%),  já na linha 4 de R$ 243 milhões (-38%) e para o expresso Tiradentes (linha 2 – verde) chegou a R$ 248 milhões (-53%). A mesma redução ocorreu na linha 2 – Verde onde não forma investidos R$ 134 milhões (-38%) e na linha 17 – ouro R$ 137 milhões (-99%). Para a linha 6 – Laranja não foi gasto um centavo.

O governo estadual paulista é incapaz de anunciar uma obra metroviária e cumpri-la no prazo determinado, no seu planejamento. A linha 4 – Amarela foi prometida inicialmente por Geraldo Alckmin para iniciar a fase 1 em 2006, depois postergada para 2008.

No Plano Expansão do governo José Serra,  a linha deveria ser operacional até 2010. Estamos em 2011 e até o momento das seis estações previstas, funcionam quetro em fase experimental.  

O governo Serra prometeu a inauguração de mais duas estações da linha 5 – Lilás em 2010, fato que não ocorreu.

Isto mostra que a falta de investimentos do Estado no Metrô tem degradado ainda mais a precária condição das linhas metroviárias e daí as constantes falhas e problemas operacionais.

Projetos que ficaram no papel  no PPA 2004-2007 do governo Alckmin

. Implantação do Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos – 100% até 2007.  Não saiu do papel.

.  Implantação do TRIM – Trem Intermetropolitano – SP-Campinas – 100% até 2007.  Foi rebatizado de Expresso Bandeirantes.  Não saiu do papel.  . 

. Implantação do TIM de Santos- VLT –  100% até 2007.  Também não saiu do papel.. Implantação do segundo trecho da Linha 5 – Lilás – 65,13% até 2007. Não saiu do papel.  

. Implantação dos sistemas de baixa capacidade nas regiões metropolitanas – 100% até 2007.  Não saiu do papel.

. Implantação da Linha 8 – Rosa- Raposo Tavares-V. Guilherme – 7,25% até 2007.  Não saiu do papel.

. Construção do Ferroanel – 100% até 2007.  Não saiu do papel.

Promessas de Serra que não foram cumpridas no Plano Expansão 2007-2010

.  Linha 4 – Amarela do METRÔ
.  Linha 5 – Lilás do METRÔ
. Modernização das linhas A, C e F da CPTM, e Linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha do METRÔ
. Expresso Aeroporto / Trem Guarulhos
. Modernização da Linha D e Expresso ABC
. Sistema Integrado Metropolitano – SIM da Baixada Santista

Assessoria de Finanças
Assessoria de Transportes
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *