Alfabetização – nota zero para Serra

24/09/2009 14:37:00

Dados do PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) – 2008 informam que o número de crianças de 8 a 9 anos não alfabetizadas subiu de 56 mil para 79 mil e na faixa etária de 10 a 14 anos, saltou de 29 mil para 51 mil, no Estado de São Paulo.

O governo Serra havia estabelecido a meta de alfabetizar plenamente todas as crianças de até 8 anos a partir de 2010. A ação principal para atender a essa meta foi o Programa Ler e Escrever criado em 19.12.2007, com a inclusão, na sala de aulas, do chamado segundo professor; na realidade um estagiário, estudante universitário, que recebe uma bolsa de estudo (Bolsa Alfabetização).

O Programa Ler e Escrever, além do estagiário, abrange formação de professores e material específico do professor e dos alunos. O projeto não foi discutido com a rede como tem sido a prática dos governos do PSDB.

Os dados do PNAD foram contestados pelo atual Secretário da Educação Paulo Renato Souza que alegou a possibilidade de erro na amostra do IBGE. No entanto, representantes de Ongs que trabalham em projetos de educação com crianças carentes, na faixa de 10 a 14 anos. verificaram que cerca de 40% ainda não estão alfabetizadas.

Assessoria de Educação – Liderança da Bancada do PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *