A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta quinta-feira (26), a entrega do documento orientador do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas paulista (PELLLB-SP). O texto tem o objetivo de aprimorar a redação final do PL 529/2023, de autoria do deputado Donato (PT) e coautoria da deputada Marina Helou (Rede) e que já tramita na Casa.
“É um projeto bem completo do ponto de vista legislativo, com participação da sociedade e diálogo com especialistas. Hoje marca a entrega da sociedade civil para o Executivo analisar e, então, para que possamos avançar”, disse Donato, que também promoveu o evento. Até o momento, a propositura já recebeu o aval das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação e Cultura.
PELLLB-SP
O Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Estado de São Paulo propõe a democratização do acesso ao livro e a formação de leitores por meio do reconhecimento da sua importância e do estímulo à produção literária. “O Brasil não tem uma tradição de leitura tão grande, então é preciso estimular para que ela aconteça muito mais. E mais importante do que o número de leitores, é quantos livros as pessoas leem por ano”, explicou Donato.
O texto final do documento orientador condensa sugestões da sociedade civil, e foi elaborado por José Castilho e Ricardo Queiroz, consultores contratados pela organização da sociedade civil Ação Educativa.
A coordenadora de campo do projeto, Celice Oliveira, destaca a importância da metodologia subjetiva e de ouvir a população na criação de propostas: “Fomos aos territórios com tempo, calma e escuta aberta. Não fomos com pressa de coletar dados, fomos com urgência de reconhecer pessoas, suas histórias e como elas se entrelaçam com as histórias dos livros”.
Coordenador do escritório estadual do Ministério da Cultura, Alessandro Azevedo ressaltou a importância de legislações efetivas voltadas ao incentivo da leitura, que ainda são pouco consolidadas no país e no estado.
A mesa do evento também foi composta por Thayna Shervis, representante da deputada Marina Helou, Flavia Maria Bastos, coordenadora das bibliotecas da Unesp, e Jenipher Queiroz, diretora de formação, fusão e leitura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC-SP).
Fonte: Comunicação Alesp
Foto: Larissa Navarro
