5ª Caminhada do Silêncio em São Paulo reafirma compromisso com a memória e a democracia
5ª Caminhada do Silêncio em São Paulo reafirma compromisso com a memória e a democracia

      Segunda-feira, 31 de março de 2025

No dia 6 de abril ocorrerá em São Paulo a 5ª edição da Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado. Neste ano, o evento traz como lema “Ainda estamos aqui”, inspirando-se no filme de Walter Salles que retrata a luta por justiça e memória de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, desaparecido político da ditadura militar. A concentração acontecerá em frente ao antigo Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna, o DOI-Codi.
A caminhada, que tem o apoio legislativo, do líder da bancada da Federação PT/PCdoB/PV, na Assembleia Legislativa de Sao Paulo, deputado Donato, terá como destino o Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Ibirapuera. No Instituto Vladimir Herzog.

Ato em São Paulo contra anistia a golpistas reuniu 6,6 mil, calculam pesquisadores da USP

A mobilização ocorre quatro dias depois de Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados se tornarem réus no STF por seu papel na conspiração de 2022. Na CartaCapital.

Diplomação da Resistência: USP entrega diplomas para alunos mortos na ditadura

O projeto Diplomação da Resistência, na USP, Universidade de São Paulo, fez mais uma cerimônia de diplomação honorífica de estudantes da universidade mortos pela Ditadura Militar. Entre os estudantes homenageados estão Lauriberto José Reyes, Luiz Fogaça Balboni, Manoel José Nunes Mendes de Abreu e Olavo Hanssen. Na TVT News.

Clube Militar afronta STF e maquia uso de dinheiro público para “rememorar” Golpe de 64

Presidido atualmente pelo general da reserva Sérgio Tavares Carneiro, o Clube Militar manteve almoço para “rememoração do movimento democrático de 31 de março de 1964”. Desde 2014, entidade recebeu mais de R$ 214 milhões dos cofres públicos, segundo o Portal da Transparência. Na Fórum.

Governo Lula processa Brasil Paralelo por desinformação sobre o caso Maria da Penha

A produtora divulgou um vídeo em que considera a narrativa do ex-marido da militante, versão já desconsiderada pela Justiça. Na CartaCapital.

Bolsonaro no banco dos réus: cobertura do PT alcançou milhões de internautas

Canais de comunicação do partido foram mobilizados para transmitir todos os detalhes sobre o desdobramento jurídico da tentativa de golpe. Na internet, 24 milhões de impressões foram alcançadas nas diversas plataformas. No PT Nacional.

Entregadores por aplicativo iniciam paralisação nacional

Trabalhadores de aplicativos de entrega anunciaram, por meio das redes sociais, uma paralisação nacional de dois dias a partir desta segunda-feira (31). Breque dos APPs reúne entregadores de 59 cidades incluindo São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Salvador. Na TVT News.

Gestão Nunes permitiu que Playball executasse obra de R$ 1,3 mi em SP antes que empresa fosse contratada

O vereador Nabil Bonduki (PT) criticou o processo: ‘É um absurdo, totalmente irregular’. No Brasil de Fato.

Parlamentares da reforma agrária encerram visita histórica à China

Um dos objetivos foi fortalecer a cooperação nas áreas de mecanização e bioinsumos para a agricultura familiar. No Brasil de Fato.

Humberto: “Nós precisamos mostrar o que era o Brasil em janeiro de 2023”

Durante plenária organizada pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães, em Fortaleza (CE), neste sábado (29), presidente do PT elencou à militância cearense desafios para reeleger Lula em 2026. No PT Nacional.

‘Volta por cima’: Lula prepara evento para divulgar ações do governo

A solenidade faz parte da nova estratégia de comunicação do governo Lula. No Brasil247.

 Intelectuais de todo o mundo se reúnem em SP para discutir a crise do capitalismo

Entre os dias 7 e 10 de abril de 2025, São Paulo receberá um debate sobre os desafios e alternativas ao capitalismo contemporâneo. A IV Conferência Internacional “Dilemas da Humanidade: Perspectivas para a Transformação Social” reunirá mais de 70 intelectuais, líderes políticos e representantes de movimentos sociais de mais de 20 países. O evento acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e no Sesc Pompeia, sendo aberto ao público. A organização do evento está a cargo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e da Assembleia Internacional dos Povos (AIP). Na TVT News.

Marine Le Pen, líder da extrema direita na França, fica inelegível por 5 anos em condenação por desvio de verbas públicas

A ultradireitista também foi condenada a quatro anos de prisão; pena será cumprida em regime domiciliar. No Brasil de Fato.

PLENÁRIOS E AUDITÓRIOS

37ª sessão ordinária 
Segunda-feira, 31/3, às 14h, no plenário Juscelino Kubitschek.
Expediente.

Debate sobre as alterações no Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD-SP)
Segunda-feira, 31/3, às 19h, no plenário Tiradentes.
Iniciativa: deputado Donato.

Audiência pública sobre a grande quantidade de pedágios free flow no Estado de São Paulo
Terça-feira, 1/4, às 17h, no auditório Paulo Kobayashi.
Iniciativa: deputado Reis.

Campanha da Fraternidade 2025 – Diocese São Carlos
Quarta-feira, 2/4, às 14h, no auditório Teotônio Vilela
Iniciativa: deputada Márcia Lia.

COMISSÕES

Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres
Terça-feira, 1/4, às 13h30, no plenário José Bonifácio.
Na pauta, 12 itens para deliberação e três para ciência.
Deputadas pela Federação PT/PCdoB/PV: Ana Perugini (vice-presidenta) e Márcia Lia.

COMUNICADO

COMUNICADO – Presidente da Alesp – Convida as deputadas, os deputados e demais interessados para uma audiência pública a realizar-se no dia 1º de abril de 2025, terça-feira, às 10h, no plenário D. Pedro I, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a presença da secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, com a finalidade de discutir o PL 164/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar Parceria-Público Privada, por meio de concessão patrocinada, precedida de licitação, para a operação, manutenção e realização dos investimentos necessários à exploração do sistema aquaviário de transporte de veículos e passageiros denominado Sistema de Travessias.

PROJETOS

PL 259/2025 – Dep. Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) – Reconhece as casas e comunidades tradicionais de matrizes africanas, indígenas e quilombolas como espaços de saúde, assistência, bem-estar e acolhimento no Estado.

PL 260/2025 – Dep. Ricardo Madalena (PL) – Declara de utilidade pública a Associação de Engenheiros e Agrônomos de Paulínia – AEAP, com sede naquele Município.

PL 261/2025 – Dep. Clarice Ganem (Pode) – Institui a Política Estadual de Cuidado menstrual e reprodutivo da pessoa com deficiência.

PL 262/2025 Dep. Professora Bebel (PT) – Estabelece critérios para instalação de praças de pedágio nas rodovias do Estado.

REQUERIMENTOS

REQUERIMENTO DE COAUTORIA Dep. Eduardo Suplicy (PT) – Com anuência da autora, deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), solicita coautoria no PL 135/20243 que institui a repartição de vagas nas universidades e faculdades públicas estaduais para alunos transgêneros e intersexo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *