O deputado Maurici é o novo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de São Paulo. O parlamentar petista desempenhará a função de organizar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa nos próximos dois anos. A nova Mesa Diretora da Alesp foi eleita, no sábado, 15 de março, na sessão inaugural do segundo biênio da atual legislatura. O deputado André do Prado (PL) foi reeleito presidente da Casa e o deputado Barros Munhoz (PSDB) foi escolhido para ser o 2º-secretário.


O deputado Maurici está em seu segundo mandato como deputado estadual. No atual mandato, presidiu a Comissão de Relações Internacionais, foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e suplente das Comissões de Transportes e de Educação e Cultura.
Nascido em Franco da Rocha, em 1961, Maurici foi vereador da cidade (entre 1989 e 1992) e prefeito (de 1993 a 1996). Jornalista, com mestrado em comunicação pública, foi secretário de Comunicação e de Governo na Prefeitura de Santo André (de 2001 a 2007), nas gestões de Celso Daniel e de João Avamileno.
Entre 2009 e 2016, contribuiu para os governos Lula e Dilma como presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), vice-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e diretor da TV Brasil.
Maurici foi ainda dirigente da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama) e presidiu a Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen) e representante brasileiro na WUWM, sigla em inglês para a União Mundial de Mercados Atacadistas.
Em 2018, Maurici foi eleito deputado estadual, com 74 mil votos. Foi reeleito em 2022 com 121 mil votos para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Em sua atuação parlamentar, Maurici se destaca por sua defesa de políticas que promovam a inclusão social, as discussões sobre a integração das regiões metropolitanas e o enfrentamento ao desmonte do Estado promovido pelo governo Tarcísio.
Em 2022, Maurici denunciou irregularidades no processo de licenciamento e construção da cava no Canal de Piaçaguera, em Cubatão. A obra foi alvo de uma CPI na Alesp, que investigou as cavas subaquáticas. Por discordar do desfecho da comissão, Maurici apresentou à Procuradoria da República em Santos um relatório com os riscos do projeto para o meio ambiente e para a população.
Maurici também coordena a Frente Parlamentar pela Duplicação das rodovias Tancredo Neves, Edgard Máximo Zambotto e Luiz Salomão Chamma, a Frente Parlamentar pela Prevenção e Mitigação dos Efeitos das Mudanças Climáticas nas Cidades e Núcleos Urbanos, e a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente e da Baixada Santista.
Proposituras destacadas:
Lei 17.333/2021 – Declara Patrimônio Cultural Imaterial do Estado a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes.
Lei 17.343/2021 – Institui a campanha “Dezembro Verde”, que estimula a guarda responsável de pets.
Lei 17.460/2021 – Institui a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo.
Assista ao pronunciamwento do deputado Maurici no link abaixo:
Veja este story de PT ALESP no Instagram antes que ele desapareça.
