Comissão de Educação e Cultura realiza o VIII Prêmio Inezita Barroso
Comissão de Educação e Cultura realiza o VIII Prêmio Inezita Barroso

A  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco, nesta sexta-feira, 14/3, da festa da música sertaneja de raiz, na entrega das estatuetas da oitava edição do Prêmio Inezita Barroso a 19 artistas e grupos que se destacaram na valorização e difusão da arte caipira paulista. “Com sua paixão pela preservação das tradições sertanejas, Inezita tornou-se um ícone da música brasileira transmitindo com emoção e autenticidade as histórias do povo do interior”, ressaltou a deputada Professora Bebel (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, responsável pela premiação.

Com a presença das deputadas Márcia Lia e Beth Sahão e dos deputados Paulo Fiorilo e Simão Pedro, a apresentação dos artistas e grupos premiados, no VIII Prêmio Inezita Barroso, foi feita pelo ator Paulo Betti.

Foram agraciados com o VIII Prêmio Inezita Barroso:

  1. Tiago Bellini, músico inspirado por diversas referências e pela música sertaneja raiz, de Bocaina (SP).
  2. Edu Oliveira, violonista, cantor, compositor, poeta, escritor de São Paulo.
  3. Toninho da Viola, violeiro, profundo conhecedor da música raiz, do cururu e da história dos grandes curureiros de Piracicaba (SP).
  4. Orquestra Municipal de Viola Caipira de Presidente Bernardes, composta por 39 integrantes, com expressiva participação feminina.
  5. Orquestra de Viola Cidade das Águas, com 40 integrantes, vem se tornando referência em nível nacional para grupos de violeiros, de Igaratá (SP).
  6. Orquestra de Violeiros Crescer no Campo, atende adolescentes de 11 a 16 anos, participantes da Associação Crescer no Campo, com o objetivo principal de defender a música sertaneja de raiz, de Espírito Santo do Pinhal (SP).
  7. Fabíola Beni, artista e pesquisadora ligada à valorização e difusão da cultura caipira, com ênfase para a representatividade feminina na música de viola, de Vitória Brasil (SP).
  8. Orquestra de Violeiros de Mauá, que resgata a verdadeira música sertaneja de raiz.
  9. Milionário, cantor que formou, com José Rico, uma das maiores duplas da história da música sertaneja, além da dupla Milionário e Marciano.
  10. Luiz Palombo, violeiro, cantor, produtor, apresentador de rádio e TV de programas sertanejos,  de Araraquara (SP).
  11. Arnaldo Freitas, instrumentista, compositor, arranjador e diretor musical, de Echaporã (SP).
  12. Leila Moreira, compositora, cantora intérprete e apresentadora do programa Brasil da Viola da FMTV. de Assis.
  13. Orquestra Feminina de Viola Caipira de Santa Bárbara D’Oeste, tradição da música de viola, educação musical e protagonismo feminino na preservação do ambiente sociocultural, de Santa Bárbara D’Oeste (SP).
  14. Instituto Du Catira, organização cultural brasileira, de Itapevi (SP).
  15. José Dercídio dos Santos, o Praense, cantor e compositor, de Aparecida D’Oeste (SP).
  16. Tião e Gonzagão, que fazem duetos de vozes e violas, interpretam canções consagradas do rei do pagode de viola, Tião Carreiro, e do rei do baião, Luiz Gonzaga.
  17. Bete Bissoli, compositora e jornalista. De São Pedro (SP).
  18. Fabrício Ramos, cantor e compositor. De São Bernardo do Campo (SP).
  19. Yuri Garfunkel, ilustrador profissional, publicou o romance gráfico A Viola Encarnada, de Atibaia (SP).

Fotos: Bruna Sampaio/Alesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *