- Por Marisilda Silva
- Published on :
- 0
Segunda-feira, 20 de maio de 2024
A Frente Parlamentar pela Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa, coordenada pela deputada Beth Sahão (PT), realiza na terça-feira, 21/5, às 10h, no auditório Teotônio Vilela, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), audiência pública para debater o risco de contingenciamento da verba destinada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Intitulada Em Defesa da Ciência: Cortes no Orçamento da Fapesp para o ano de 2025, a audiência tem como principal objetivo debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, formulado pelo governo estadual, em que consta a previsão de redução do orçamento da Fundação em até 30% (PL 302/2024). “Em sendo aprovada, a iniciativa resultará em grave prejuízo para a pesquisa, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo”, afirma a deputada, mobilizada para impedir que o Executivo inclua no projeto de lei da LDO artigo que permita reduzir o repasse de 1% das Receitas Tributárias do Estado à Fundação, determinado pela Constituição paulista, para 0,7%. Essa manobra, se aprovada, tiraria R$ 600 milhões da Fapesp.
Além de emenda à LDO, Beth Sahão também lançou um abaixo-assinado para mobilizar a opinião pública sobre o tema. Assine.
Tarcísio quer comprar câmeras para a PM que filmam pela metade do tempo
Licitação é questionada no STF pela Defensoria Pública de São Paulo e a ONG Conectas, que cobram a implementação dos equipamentos. Para as entidades, proposta do governador representa um retrocesso. Na RBA.
Privatização da Sabesp é rejeitada por 48% dos paulistanos, aponta pesquisa
Maioria acredita que a conta de água vai ficar mais cara. Na CartaCapital.
Privatização da Sabesp tirará recursos e criará gasto para governo de São Paulo
Governador Tarcísio de Freitas pretende leiloar controle de estatal paulista até junho. No Brasil de Fato.
Para 88% da população paulistana, ações na Cracolândia são ineficazes
Entenda a ‘greve’ de professores de São Paulo contra plataformas impostas por Tarcísio e Feder
Docentes criticam a fixação de metas de acesso e apontam que as decisões do governo empobrecem a formação dos estudantes. Na CartaCapital.
Área urbanizada sob risco de enchentes e deslizamentos equivale a três cidades de São Paulo
Dados do MapBiomas mostram que entre 1985 e 2022, a expansão das áreas urbanizadas no Brasil nessas áreas aumentou 2,7 vezes. Situação é mais grave nas favelas, cada vez mais empurradas para regiões suscetíveis. Na RBA.
Pimenta: fake news é arma de bolsonaristas e neoliberais para narrativa de que Estado é ineficiente
Segundo Pimenta, a tragédia gaúcha expõe 3 grandes discursos políticos: da extrema-direita, do neoliberalismo e o projeto de Lula. “Você percebe que é uma questão industrial, planejada. Todos os dias há novas fake news”. Na Fórum.
Municípios que tiveram mais mortes por covid mantiveram voto em Bolsonaro em 2022
Cenário já havia sido observado em relação às eleições de 2018 e perdurou mesmo após as perdas históricas da pandemia. No Brasil de Fato.
Efeito Lula: país tem menor taxa de desemprego para o 1º trimestre em 10 anos
Desocupação trimestral recuou em 21 estados e no DF. Para o líder do PT no Senado, dado é resultado do trabalho de reconstrução promovido pelo governo Lula. Senadores do partido celebram. No PT Nacional.
Moraes derruba resolução do CFM que dificulta o direito ao aborto legal
Para o ministro, Conselho passou por cima da lei e da Constituição ao impedir o procedimento da “assistolia fetal” na interrupção da gravidez acima de 22 semanas, impedindo assim abortos permitidos por lei. Na RBA.
‘CBF tem de abraçar pauta antipreconceito na Copa feminina’
Jornalista e pesquisadora do futebol de mulheres, Lu Castro fala ao ‘Nexo’ sobre a escolha do Brasil como sede do torneio mundial em 2027 e sobre as oportunidades que o evento traz. No Nexo Jornal.
Papa Francisco abençoa bandeira do MST
Santo Padre atendeu a pedido de João Pedro Stedile, líder do movimento, que citou frase do bispo Dom Pedro Casaldáliga, ícone da luta pelos direitos humanos no Brasil. Na Fórum.
“Admiro profundamente este homem”, diz Oliver Stone na exibição do documentário “Lula” em Cannes
Os ingressos esgotaram assim que a bilheteria abriu para a exibição “Lula”, de Oliver Stone e Rob Wilson, neste domingo 19 no Festival de Cannes. Na CartaCapital.

Segunda-feira, 20 de maio de 2024