Frente parlamentar atende demanda do movimento hip-hop
Frente parlamentar atende demanda do movimento hip-hop

Neste ano de 2023, em que se celebra os 50 anos do Hip-Hop, o movimento Construção Nacional do Hip-Hop levou às várias casas legislativas do Brasil a reivindicação de construção de políticas de fomento para essa manifestação cultural. Na Assembleia Legislativa, o deputado Donato recebeu o pedido do movimento e constituiu a Frente Parlamentar do Hip-Hop.

Foi lançada nesta sexta-feira, 18/8, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar pela Construção de Políticas Públicas de Fomento, Divulgação e Apoio à Cultura Hip Hop, proposta apresentada pelo deputado Donato (PT) e o apoio de parlamentares como a deputada Márcia Lia (PT) e Paula da Bancada Feminista (Psol).

O ato de lançamento da Frente Parlamentar reuniu o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Cláudio Aparecido Silva, e a vereadora da capital Luana Alves (Psol).

Os 50 anos da cultura Hip Hop tem como marco inicial o dia 11 de agosto de 1973, quando uma festa feita pelo DJ Kool Herc, no bairro do Bronx, em Nova York, reuniu os três dos quatro elementos do que viriam a constituir o Hip-Hop: Breaking, DJ, Graffiti e MC.

“Demorou anos para o Poder Público entender o Hip-Hop”, disse Simone, da primeira Posse de periferia da cidade de São Paulo. Posse é um modo de organização do movimento hip-hop, e vem de tomar posse, apoderar-se.

“O Hip-Hop é muito complexo, ele não é qualquer coisa. Ao mesmo tempo que ele é arte e cultura, ele é comportamento, é movimento econômico, é ativismo”, disse o ouvidor Cláudio Silva.

Fotos: Alesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *