Comissão aguarda presidente da ViaMobilidade nesta terça, 27
Comissão aguarda presidente da ViaMobilidade nesta terça, 27

O diretor-presidente da ViaMobilidade estará na reunião da Comissão de Transportes e Comunicações, da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira, 27/6, para prestar esclarecimentos sobre as contantes falhas e descarrilhamentos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da rede de trens da região metropolitana, conforme proposta do deputado Donato (PT).

Essa não é a primeira vez que a presença de Francisco Pierrini, da ViaMobilidade, é aguardada na Comissão de Transportes. Em 31/5, o vice-presidente da concessionária faltou à reunião para a qual havia sido convidado, o que foi classificado por Donato e Enio Tatto (PT) como falta de respeito ao Poder Legislativo, aos movimentos populares de transporte e à população usuária de trens metropolitanos.

A ViaMobilidade, pertencente ao Grupo CCR, é responsável pela operação e manutenção das duas linhas de trens metropolitanos, desde janeiro de 2022. De lá para cá, já foram registrados seis descarrilamentos e mais de 130 falhas. O contrato de concessão público-privada assinado com o governo do Estado de São Paula tem prazo de 30 anos.

As repetidas falhas operacionais nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda motivaram o Ministério Público de São Paulo a recomendar, em fevereiro de 2023, que o governo do Estado suspendesse a concessão, mas Tarcísio de Freitas (Republicanos) mante-se em defesa da ViaMobilidade. Além disso, o governador anunciou, em 10/4, a contratação de estudos para desenhar um modelo de concessão de todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Atualmente, o Estado de São Paulo opera seis linhas de metrô e sete linhas de trem, sendo que os problemas ocorrem constantemente nas linhas privatizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *