Quarta-feira, 8 de fevereiro
Quarta-feira, 8 de fevereiro

Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Frente parlamentar inicia mobilização contra a privatização da Sabesp

A luta da bancada do PT contra uma das principais bandeiras do governador Tarcísio de Freitas começou. A privatização da Sabesp foi o tema da audiência pública promovida nesta terça-feira,7/2, pelo deputado Emidio de Souza, que reuniu deputados dos partidos de esquerda, representantes dos trabalhadores do setor de saneamento e entidades sindicais de diversas categorias. No PT Alesp.

Deu na imprensa

Pela Fundação Perseu Abramo – As críticas de Lula à política monetária restritiva imposta pelo economista Roberto Campos Neto, que mantém os juros elevados — os mais altos do mundo! — tornando difícil o crescimento econômico brasileiro, está na manchete de três dos principais jornais brasileiros. FolhaAutonomia do BC reduz peso de juro, diz Campos NetoO GloboLula sugere troca no BC, e mercado defende autonomiaValorLula volta a atacar BC e critica a privatização da Eletrobrás. Só Estadão puxa por outro assunto a cobertura do dia: Senado propõe regras sobre inteligência artificial e restrição a uso de reconhecimento facial.
Remando contra a maré entre os comentaristas econômicos, Luis Nassif, no GGN adverte que um Banco Central que não comanda: é comandado. “Vai levar algum tempo para cair a ficha de que a única maneira de compatibilizar inflação e crescimento é o controle de capitais, o fim da dança de capitais gafanhoto”, observa. No Valor de ontem, André Lara Rezende expõe de maneira crua o terrorismo fiscal, utilizado pelo mercado e pelo BC para garantir o seu poder. Não tem a menor lógica a manutenção desse modelo que deixa totalmente em mãos do mercado o controle de variáveis que impactam diretamente o orçamento público”.

Ocupação em São Paulo exibe documentário sobre ataque golpista em Brasília

Sessão gratuita de “Terceiro Ato”, seguida de debate com o diretor, marca os 20 anos do ‘Brasil de Fato’ e ocorre um mês depois dos atos terroristas. Na RBA.

Democracia restaurada: um mês dos ataques golpistas em Brasília

Vídeo institucional, divulgado nesta quarta (8) pelo Palácio do Planalto, para marcar um mês desde os atos golpistas em Brasília.

AGENDE-SE

Capacitação para assessorias parlamentares: inscrições prorrogadas até 10/2

PLENÁRIO

6ª Sessão Ordinária do Período Adicional
Quarta-feira, 8/2, às 14h, no plenário Juscelino Kubitschek.
Sessão foi levantada às 15h36, tendo usado a tribuna os parlamentares do PT: Professora Bebel e Dr. Jorge do Carmo.

COMISSÕES

Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Quarta-feira, 8/2, às 14h
, no plenário D. Pedro I.
Na pauta, 143 itens para deliberação.
Deputados pelo PT: Emidio de Souza e Paulo Fiorilo.

Comissão de Saúde
Quinta-feira, 9/2, às 14h
, no auditório Teotônio Vilela.
Audiência pública para discutir as doenças estruturais cardíacas.
Deputado pelo PT: José Américo.

ATOS

ATO 2/2023 – Mesa Diretora da Alesp – Considerando as razões que levaram à instituição do Programa Alesp Sem Papel, de acordo com o Ato da Mesa 13/2020, e seu estágio de desenvolvimento, disciplina a apresentação e o envio, por meio eletrônico, de proposições de autoria parlamentar em geral, bem como de requerimentos e votos às comissões.
“Seção I – Das disposições iniciais
Artigo 1º – A apresentação e o envio de proposições de autoria parlamentar em geral, bem como de requerimentos e votos às Comissões, serão feitos eletronicamente, nos casos e na forma disciplinados neste Ato.
Seção II – Da apresentação de proposições legislativas de autoria parlamentar
Artigo 2º -Far-se-á em formato digital, empregando-se exclusivamente as funcionalidades e ferramentas do Sistema ALESP Sem Papel, a apresentação das proposições e demais documentos adiante indicados:
I – propostas de emenda à Constituição;
II – projetos de lei complementar;
III – projetos de lei;
IV – projetos de decreto legislativo;
V – projetos de resolução;
VI – moções;
VII – emendas e substitutivos na fase de Pauta, ressalvado o disposto no artigo 6º;
VIII – indicações;
IX – requerimentos de informação;
X – requerimentos relacionados ao processo legislativo ou à atividade parlamentar, ressalvado o disposto no artigo 3º, incisos III e IV, e no artigo 4º;
XI – ofícios legislativos relacionados ao processo legislativo ou à atividade parlamentar;
XII – recursos contra deliberações conclusivas das Comissões;
XIII – propostas de criação de Frente Parlamentar.
§ 1º – Na elaboração, assinatura, envio e processamento das proposições e dos demais documentos de que trata este artigo, deverão ser observadas as disposições do Ato da Mesa nº 13, de 18 de novembro de 2020, bem como as instruções e orientações gerais a que se refere o artigo 3º, inciso X, daquele Ato.
§ 2º – As proposições cuja apresentação exija um número mínimo de assinaturas somente poderão ser enviadas para protocolização se satisfeita essa condição; caso contrário, serão consideradas inválidas para protocolo e devolvidas ao primeiro signatário.
§ 3º – Proposições e documentos enviados em dias em que não houver expediente na Assembleia Legislativa serão considerados como recebidos para protocolo no dia útil subsequente; assim serão considerados, também, os enviados em dias úteis, depois das 19h00 (dezenove horas).
§ 4º – Em relação a emendas de Pauta, observado o disposto no § 3º, somente serão consideradas as enviadas no período compreendido entre as 9h00 (nove horas) do primeiro dia e as 19h00 (dezenove horas) do último dia do prazo regimental, o mesmo aplicando-se a recursos contra deliberações conclusivas das Comissões.
§ 5º – Se enviados fora do ambiente do Sistema ALESP Sem Papel, as proposições e os demais documentos de que trata este artigo serão considerados inválidos para protocolo, devendo ser devolvidos aos respectivos proponentes.
§ 6º – Não se aplica o disposto neste artigo às proposições de autoria de Comissões, cuja protocolização dar-se-á na forma prevista no artigo 5º.
Artigo 3º -Dar-se-á exclusivamente em Plenário, em via impressa devidamente subscrita pelos autores, a protocolização de:
I – emendas oferecidas na oportunidade prevista no inciso II do artigo 175 do Regimento Interno;
II – emendas aglutinativas;
III – requerimentos de preferência, método de votação e destaque;
IV – requerimentos de adiamento de discussão.
§ 1º – Os arquivos eletrônicos contendo o texto das proposições referidas nos incisos I a IV deverão ser enviados, em formato .doc ou .docx, para o endereço protocololegislativo@al.sp. gov.br; essa providência não dispensará a devida protocolização da via impressa em Plenário, no momento processual oportuno.
§ 2º – Aplicar-se-á o disposto neste artigo, inclusive quanto à exigência estabelecida no § 1º, à apresentação de questões de ordem.
Artigo 4º -Requerimentos de urgência poderão ser apresentados pelo Sistema ALESP Sem Papel, na forma do artigo 2º, ou protocolizados em Plenário, em via impressa devidamente assinada, sem prejuízo, nesta última hipótese, da necessidade de envio do correspondente arquivo eletrônico para o endereço protocololegislativo@al.sp.gov.br.
Artigo 5º -Proposições de autoria de Comissões deverão ser protocolizadas mediante envio de e-mail, do endereço institucional da Comissão, para o endereço protocololegislativo@ al.sp.gov.br, observando-se o seguinte:
I – as proposições deverão ser enviadas em arquivo no formato .doc ou .docx;
II – e-mails enviados em dias em que não houver expediente na Assembleia Legislativa serão considerados como recebidos para protocolo no dia útil subsequente; assim serão considerados, também, e-mails enviados em dias úteis, depois das 19h00 (dezenove horas);
III – em relação a emendas de Pauta, somente serão consideradas as apresentadas através de e-mails recebidos no período compreendido entre as 9h00 (nove horas) do primeiro dia e as 19h00 (dezenove horas) do último dia do prazo regimental.
Parágrafo único – Não se aplica a possibilidade prevista neste artigo às proposições apresentadas no corpo de pareceres.
Artigo 6º – A apresentação, na fase de Pauta, de emendas aos projetos de lei dispondo sobre o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual do Estado ocorrerá, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado do Ciclo Orçamentário (SCO), cabendo ao Presidente da Assembleia Legislativa expedir, em Ato, as normas e orientações pertinentes.
Seção III – Do envio de votos às comissões
Artigo 7º – O envio de votos às Comissões deverá ser feito por e-mail para o endereço da respectiva Comissão disponível no Portal da ALESP, observando-se o seguinte:
I – o envio deverá ser feito pelos Parlamentares a partir dos respectivos endereços institucionais, acessíveis remotamente pela internet (https://correio.al.sp.gov.br);
II – somente se, em decorrência de eventuais e comprovados problemas técnicos, não for possível proceder da forma prevista no inciso I, admitir-se-á a apresentação de proposições por meio de mensagens remetidas a partir de outras contas de e-mail;
III – os votos deverão ser enviados em arquivo no formato .doc ou .docx;
IV – e-mails enviados em dias em que não houver expediente na Assembleia Legislativa serão considerados como recebidos para protocolo no dia útil subsequente; assim serão considerados, também, e-mails enviados em dias úteis, depois das 19h (dezenove horas).
Seção IV – Das disposições finais
Artigo 8º -Ficam revogados:
I – os seguintes dispositivos do Capítulo I (“Das Proposições Legislativas”) do Título VI (“Dos Procedimentos Relativos à Área Parlamentar”) do Livro II (“Procedimentos Internos”), contido no Anexo II do Ato da Mesa nº 11, de 16 de abril de 2019:
a) o “caput” e o § 1º do artigo 222;
b) o artigo 224;
II – o Ato do Presidente nº 50, de 14 de setembro de 2022.
Artigo 9º -Este Ato entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de fevereiro de 2023.
Palácio 9 de Julho, em 7/2/2023.”

ATO 7/2023 – Presidente da Alesp – Convoca José Aldo Demarchi, na condição de suplente da coligação PSDB/PSD/DEM/PP/PRB, para tomar posse como deputado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em vaga decorrente da da renúncia, a partir de 8/2/2023, do Coronel Telhada (PP), convocado para assumir mandato de deputado federal.

OFÍCIOS

OFÍCIO DE RENÚNCIA – Dep. Coronel Telhada (PP)  – Renuncia ao mandato de deputado estadual, a partir de 8/2/2023, em virtude de ter sido convocado para assumir o cargo de deputado federal.

VETOS DO GOVERNADOR

VETO TOTAL – PL 998/2019 – Dep. Sargento Neri (Patri – Autoriza a aplicação de sanção administrativa de multa para casos de importunação sexual registrados no Estado. (Mensagem A-nº 15/2023)

VETO TOTAL – PL 1.177/2019 – Dep. Delegada Graciela (PL) e outras – Institui e define diretrizes para a política pública Menstruação Sem Tabu, de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos. (Mensagem A-nº 16/2023)

VETO PARCIAL – PL 1.204/2019 – Dep. Daniel Soares (União) – Institui o Selo de Acessibilidade, certificado de qualidade de acessibilidade a ser outorgado aos municípios paulistas que adotem medidas que garantam a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. (Mensagem A-nº 17/2023)
PL transformado na Lei 17.624/2023.

VETO PARCIAL – PL 85/2020 – Dep. Roberto Engler (PSDB) – Institui o “Mês Janeiro Branco”, dedicado a ações de promoção do bem-estar e da saúde mental no âmbito do Estado. (Mensagem A-nº 18/2023)
PL transformado na Lei 17.625/2023.

VETO TOTAL – PL 225/2020 – Dep. Tenente Coimbra (PL) – Garante o acesso ao prontuário médico do paciente, por meios eletrônicos, nas redes pública e privada de saúde do Estado. (Mensagem A-nº 19/2023)

VETO TOTAL – PL 363/2020 – Dep. Fernando Cury (União) – Obriga os serviços notariais e registrais a disponibilizar os meios de cartões de débito e crédito para pagamento de emolumentos. (Mensagem A-nº 20/2023)

VETO PARCIAL – PL 412/2020 – Dep. Márcio Nakashima (PDT) – Autoriza o Poder Executivo a promover o pagamento de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no Estado. (Mensagem A-nº 21/2023)
PL transformado na Lei 17.626/2023.

VETO TOTAL – PL 511/2020– Dep. Frederico d’Avila (PL) – Altera o artigo 16 da Lei 10.705, de 28 de dezembro 2000, que dispõe sobre a instituição do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD. (Mensagem A-nº 22/2023)

VETO TOTAL – PL 665/2020 – Dep. Paulo Correa Jr.  (PSD) – Estabelece prazo de validade indeterminado para o Laudo Médico Pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista – TEA. (Mensagem A-nº 23/2023)

VETO TOTAL – PL 104/2021– Dep. Coronel Nishikawa (PL) e outros – Institui o atendimento especializado para as pessoas com dislexia nos concursos públicos e vestibulares. (Mensagem A-nº 24/2023)

VETO TOTAL – PL 186/2021 – Dep. Mauro Bragato (PSDB) – Autoriza os servidores públicos estaduais ativos e inativos que solicitaram o cancelamento de sua inscrição a retornar à condição de contribuinte do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE. (Mensagem A-nº 25/2023)

PROJETOS

PLC 4/2023 – Dep. Coronel Telhada (PP) – Altera o item 1 do §3º do artigo 11 da Lei n. 1.291/2016 que dispõe sobre a Lei de Ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo e dá providências correlatas.

PL 30/2023 – Dep. Léo Oliveira (MDB) – Declara de utilidade pública o Grupo de Apoio aos Transplantados de Medula Óssea – GATMO, com sede em Ribeirão Preto.

PL 31/2023 – Dep. Dr. Raul (Pode) – Proíbe a realização de exames ópticos em estabelecimentos ou laboratórios ópticos, bem como a prescrição de lentes de grau por profissional que não seja médico com registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

PL 32/2023 – Dep. Fernando Cury (União) – Denomina “Zilda Corrêa Verpa” a Escola Estadual Fazenda Vista Alegre, em Igaraçu do Tietê.

PL 33/2023 – Dep. Sergio Victor (Novo) – Classifica como de Interesse Turístico o Município de São José dos Campos.

PL 34/2023 – Dep. Rafa Zimbaldi (Cidadania) – Torna obrigatório o funcionamento de no mínimo 50% da quantidade existente das cabines de cobrança manual das praças de pedágio durante o dia.

PR 2/2023 – Dep. Caio França (PSB) –Cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e estabelece suas competências

REQUERIMENTOS

REQUERIMENTO DE COAUTORIA Dep. Luiz Fernando (PT) – Requer a coautoria no PL 3/2023, que institui a obrigatoriedade de que todos os prédios públicos do Estado de São Paulo passem a ser equipados com coletores solares e demais componentes que possibilitem a captação e o uso de energia solar em quantidade suficiente para suprir o uso de energia elétrica atualmente utilizada, com o acordo de sua autora, deputada Professora Bebel (PT). Coautoria deferida em despacho publicado no mesmo Diário Oficial do Estado de São Paulo – Poder Legislativo, de 8/2/2023, p. 7.

REQUERIMENTO DE COAUTORIA Dep. Luiz Fernando (PT) – Requer a coautoria no PL 10/2023, que assegura às mulheres o direito a acompanhante durante as consultas médicas, exames e demais procedimentos clínicos nos estabelecimentos de saúde públicos e privados do Estado, com o acordo de seu autor, deputado Rogério Nogueira (PSDB).  Coautoria deferida em despacho publicado no mesmo Diário Oficial do Estado de São Paulo – Poder Legislativo, de 8/2/2023, p. 7.

REQUERIMENTO DE LICENÇA – Dep. Roberto Morais (Cidadania) – Solicita licença no período de 7/2/2023 a 20/2/2023.

LEIS SANCIONADAS

LEI 17.627/2023 – PL 82/2021 – Dep. Ricardo Mellão (Novo) e outros – Revoga dispositivos da Lei nº 17.293, de 15 de outubro de 2020, que estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas.  (Bancada do P T é coautora do PL 82/2021.)

DECRETOS

DECRETO 67.475/2023 Dispõe sobre a delegação de competência que especifica. (Trata da delegação, ao secretário-chefe da Casa Civil, para, no âmbito da administração direta, nomear e exonerar servidores ocupantes de cargos efetivos e em comissão; nomear os militares do Estado; e autorizar a contratação de servidores submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *