Segunda-feira, 6 de fevereiro

Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Deu na imprensa

Pela Fundação Perseu Abramo – Sem grandes desdobramentos e novidades sobre o escândalo de espionagem envolvendo Jair Bolsonaro, que teria mandado um senador grampear Alexandre de Moraes, do STF, os jornalões trazem nas manchetes desta segunda-feira, 6 de fevereiro, assuntos menos impactantes: a sujeira na capital paulista, supersalários de ex-ministros de Bolsonaro, operação para retirada de invasores de terras indígenas e queda da arrecadação dos governos estaduais. Eis as manchetes dos quatro maiores jornais do país: FolhaMesmo com caixa cheio, cidade de SP falha na zeladoriaEstadãoComissão libera ex-ministros para atuar na iniciativa privada. O Globo: Operação contra garimpo terá 500 homens e fará cerco logísticoValorApós redução do ICMS, receita própria dos estados cai 4,7%.

43 anos do PT: Jornal PT Brasil traz ex-presidentes durante a semana

O ex-presidente Ricardo Berzoini abre a série que se estenderá até sexta-feira. Ao longo da semana, foram convidados e participam do jornal os ex-presidentes Olívio Dutra, Rui Falcão, José Dirceu, José Genoino e Tarso Genro. No PT Nacional.

Focus Brasil: A conspiração bolsonarista contra o Brasil

Em dezembro, Bolsonaro e Daniel Silveira tramaram com o senador Marcos Do Val grampear o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, para justificar um Golpe de Estado, relata a edição da Focus nº 82. No PT Nacional.

AGENDE-SE

Emidio de Souza coordena Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp que faz reunião de trabalho nesta terça, 7/2

Capacitação para assessorias parlamentares: inscrições prorrogadas até 10/2

PLENÁRIO

4ª Sessão Ordinária do Período Adicional
Segunda-feira, 6/2, às 14h, no plenário Juscelino Kubitschek.
No expediente, são conhecidos os oradores inscritos para falar nesta sessão.

COMISSÕES

Comissão de Saúde
Quinta-feira, 9/2, às 14h
, no auditório Teotônio Vilela.
Audiência pública para discutir as doenças estruturais cardíacas.
Deputado pelo PT: José Américo.

VETOS DO GOVERNADOR

VETO TOTAL – PLC 2/2013 – Dep. Carlos Giannazi (Psol) – Fica assegurado aos Diretores de escola, Coordenadores pedagógicos e Supervisores Escolares titulares de cargo o direito à aposentadoria especial do magistério.
De acordo com a mensagem de veto, proposição trata de matéria atinente ao regime jurídico dos servidores públicos, que se insere na competência legislativa privativa do governador do Estado, consoante o artigo 24, § 2º, item 4, da Constituição do Estado. (Mensagem A-nº 2/2023)

VETO TOTAL – PL 1.199/2015 – Dep. Gilmaci Santos (Republicanos) e outro – Dispõe sobre a realização de exames de detecção de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com histórico familiar do diagnóstico de câncer de mama ou de ovário em todo o Estado. (Mensagem A-nº 3/2023)

VETO TOTAL – PL 198/2017 – Dep. Ricardo Madalena (PL) – Proíbe a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH, em toda extensão do Rio Pardo. (Mensagem A-nº 4/2023)

VETO TOTAL – PL 223/2017 – Dep. Rafael Silva (PSD) – Dispõe sobre normas suplementares de direito penitenciário e garante a guardas municipais, assim como a demais agentes de segurança pública, recolhimento em quartéis ou em prisão especial, em separado, à disposição da autoridade competente, quando sujeitos a penas de perda de liberdade. (Mensagem A-nº 5/2023)

VETO TOTALPL 827/2017Dep. José Américo (PT) – Institui o “Programa de Vacinação para Idoso Restrito ao Domicílio”.
Alega o governador na mensagem de veto que a instituição de programa de vacinação, na forma veiculada na proposta, configura providência que deve ser estabelecida e disciplinada em normas expedidas pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo-se o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estaduais e municipais os executores solidários das medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde e das atividades preventivas (artigo 5º, inciso III, da Lei federal 8.080/1990). (Mensagem A-nº 6/2023)

VETO TOTAL – PL 847/2017 – Dep. Léo Oliveira (MDB) – Autoriza o Poder Executivo a implantar o Esquadrão Antibomba Metropolitano, em Ribeirão Preto. (Mensagem A-nº 7/2023)

VETO TOTAL – PLC 52/2019 – Dep. Letícia Aguiar (PP) – Altera a Lei Complementar nº 1.291, de 22 de julho de 2016, que institui a Lei de Ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo e dá providências correlatas. (Mensagem A-nº 8/2023)

VETO TOTAL – PLC 81/2019 – Dep. Dra. Damaris Moura (PSDB) – Altera a redação da Lei Complementar n.º 1.257, de 06 de janeiro de 2015, que institui o Código estadual de proteção contra Incêndios e Emergências e dá providências correlatas. (Mensagem A-nº 9/2023)

VETO TOTAL – PL 364/2019– Dep. Sebastião Santos (Republicanos) – Acrescenta parágrafo único ao artigo 2º da Lei nº 6.536, de 13 de novembro de 1989, que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Especial de Despesa de Reparação de Interesses Difusos Lesados, no Ministério Público do Estado. (Mensagem A-nº 10/2023)

VETO PARCIAL – PL 538/2019– Dep. Coronel Telhada (PP) e outro – Proíbe os hospitais públicos ou privados, clínicas ou congêneres de reterem as macas das ambulâncias do SAMU, do Corpo de Bombeiros Militar e de outras unidades móveis pré-hospitalares de atendimento de urgência de natureza pública ou privada. (Mensagem A-nº 11/2023)
PL transformado na Lei 17.620/2023.

VETO PARCIAL – PL 874/2019– Dep. Coronel Nishikawa (PL) e outros – Obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. (Mensagem A-nº 12/2023)
PL transformado na Lei 17.621/2023.

VETO TOTALPL 1.242/2019 – Dep. Emidio de Souza (PT) e Leci Brandão (PCdoB) – Dispõe sobre a construção de passagens para a fauna nas rodovias paulistas.
De acordo com a mensagem de veto do governador, “a instituição de programas públicos para organização e execução de ações concretas que empenhem órgãos, servidores e recursos do Estado, como pretende o projeto, constitui atividade de natureza administrativa, inclusive por abranger aspectos de ordem técnica e operacional, em consonância com critérios próprios de planejamento, observada a disponibilidade orçamentário-financeira”. (Mensagem A-nº 13/2023)

VETO TOTAL – PLC 40/2021– Dep. Professor Walter Vicioni (MDB) e outros –Acrescenta o inciso XXI ao artigo 22 da Lei Complementar nº 939, de 03 de abril de 2003, que institui o código de direitos, garantias e obrigações do contribuinte no Estado de São Paulo. (Mensagem A-nº 14/2023)

PROJETOS

PL 21/2023 – Dep. Alex de Madureira (PL) – Autoriza a realização de exame de verificação dos níveis de fosfatase alcalina em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades do Estado, e de subsequentes avaliações genéticas quando necessárias.

PL 22/2023 – Dep. Erica Malunguinho (Psol) – Dispõe sobre a responsabilização administrativa em caso de prática de esforços ou terapias de “conversão” da orientação sexual, identidade e/ou expressão de gênero, e institui data de conscientização e combate a estas práticas.

PL 23/2023 – Dep. Léo Oliveira (MDB) – Declara de utilidade pública a Associação de Karate-Do Shotokan de Sertãozinho, com sede naquele Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *