É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Marcio Stanziani, militante da agroecologia, da produção orgânica e de tantas lutas.
Marcio ensinou muito por onde passou. Na luta por políticas públicas que promovessem a agroecologia, abriu vários canais de diálogo e espaços de articulação. Foi um dos nomes centrais para a constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2012. Teve a habilidade política de somar forças diversas, até mesmo opostas, integrando as ações de deputados de oposição, como a deputada Ana do Carmo, com deputados favoráveis ao então governo estadual, como o deputado Aldo Demarchi. A luta por um mundo melhor era o que importava.
A inteligência e o bom humor do Marcio eram sua marca registrada. Da frente parlamentar, nasceram emendas a projetos de lei e depois a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, convertida na Lei 16.684/2018. Em sua passagem pela Assembleia Legislativa, em inúmeras reuniões, debates e palestras, representou a Associação de Agricultura Orgânica, as causas ambientais e a agroecologia. Lembramos da satisfação que Marcio teve em ajudar a homenagear, no parlamento paulista, a professora Ana Primavesi. Foi alguém que trouxe muita vida a este parlamento. Nos deixou cedo, aos 64 anos de idade, nesta quarta-feira, 7/12.
Aos familiares e amigos, manifestamos nosso pesar pela perda e a gratidão pelo legado. Marcio Stanziani, presente!
Deputadas e deputados do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Márcia Lia, líder da bancada.
