7 de abril é o Dia Mundial da Saúde
7 de abril é o Dia Mundial da Saúde

Por todo o país acontecem atos e manifestações para celebrar o Dia Mundial da Saúde e o Partido dos Trabalhadores se junta às vozes populares para reiterar a compreensão de que a luta pelo direito à saúde é indissociável da luta democrática e defender o SUS todos os dias.

Por força da pandemia da covid-19, com mais de 600 mil mortes e 30 milhões de infectados no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) é, enfim, reconhecido massivamente como política fundamental para a vida de todos, capaz de garantir assistência e proteção à saúde. Mas é preciso lembrar que o SUS é conquista de longa luta social que teve início ainda quando o Brasil vivia sob uma ditadura e que sua construção e implementação em todo o território nacional só se deu com a atuação de trabalhadores da saúde, movimentos populares, comunidades, universidades e gestores nos municípios, no Estados e no governo federal. Sem essa articulação nacional baseada no direito democrático à saúde o SUS não existiria.

Medidas como o teto de gastos sociais imposto pela EC 95, após o golpe de 2016, como a desarticulação do sistema, por meio da precarização do trabalho e de instituições públicas, do desmonte de programas e políticas do Ministério da Saúde e de ausência de coordenação pactuada nas três esferas de governo, inviabilizam essa articulação e constituem ataques ao SUS e à saúde de todas as brasileiras e todos os brasileiros.

O PT reafirma a necessidade de defesa do SUS todos os dias e, em especial, no período que ganha força a esperança de reconstrução de um país e um Estado com menos ódio e mais empatia; com menos discriminação de cor, etnia, gênero, classe, e mais diversidade, igualdade e democracia.

Agenda

Com esse compromisso, parlamentares e militantes do PT apoiam e participam das diversas celebrações do Dia Mundial da Saúde, entre elas:

Ato unificado do Dia Mundial da Saúde – Força SUS: pela vida acima dos lucros, contra toda forma de privatização – às 11h, viaduto do Chá, em frente à prefeitura do município de São Paulo.

– Lançamento da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde, às 17h, pela Frente pela Vida e reúne inúmeras organizações representativas da comunidade científica, diversos movimentos sociais e o Conselho Nacional de Saúde.

Na campanha #Defenda o SUS Todos os Dias, atividades ocorrem também em 23/4, com o Encontro Nacional de Sindicalistas e a Defesa do SUS, no dia 7/5, com o Encontro Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUS, e no dia 13/5, com o Encontro Nacional de Saúde do PT.

Já neste sábado, 9/4, o Setorial Estadual de Saúde do PT dá início ao processo de construção e participação no processo eleitoral com o debate, com a presença dos ex-ministros da Saúde Alexandre Padilha e Arthur Chioro, com Gilberto Carvalho, representando os Comitês Populares de Luta, com Cleonice Ribeiro, pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras da saúde, e Ivaneide Carvalho, do movimento popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *