“Espero que a saída de Doria do Executivo, anunciada hoje, se complete nas próximas eleições” disse o deputado Enio Tatto, durante audiência pública para debate do Orçamento do Estado de SP, na cidade de Batatais.
A Câmara Municipal de Batatais recebeu na noite desta quinta-feira, 31/3, a nona audiência pública regional para discussão do Orçamento do Estado de São Paulo para 2023. Representante do PT na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, da Assembleia Legislativa, que realiza as audiências, o deputado Enio Tatto questionou afirmação, do agora ex-governador João Doria, de que o Estado possui em caixa R$ 40 bilhões, enquanto a população paulista carece de serviços e obras públicas.
Segundo Enio Tatto, o Orçamento do Estado é a principal lei votada na Assembleia Legislativa e, para que haja justiça social, é preciso melhorar essa lei, dar transparência e distribuir melhor os recursos financeiros estaduais. “Infelizmente, isso não aconteceu nesses quase 30 anos em que o Estado está sendo governado pelo PSDB. E o governador Doria, que está deixando o cargo para concorrer à presidência da República, foi o pior deles”, afirmou.
Para o deputado petista, é inadmissível um governo orgulhar-se de guardar bilhões em caixa enquanto, na cidade de Batatais, uma unidade socioeducativa da Fundação Casa é fechada, deixando servidores sem saber se terão garantia do seu emprego.
A situação de total incerteza sobre o sustento de suas famílias foi denunciada pelos trabalhadores da Fundação Casa de Batatais. Um desses trabalhadores, Ricardo Lopes de Oliveira, emocionou-se e chorou ao contar que, amanhã, quando tiver de retornar ao trabalho não sabe para onde ir.
A insuficiência do orçamento da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, à qual está vinculada a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), e dos órgãos responsáveis pela assistência social no Estado de São Paulo, assim como os equívocos das políticas públicas estaduais de proteção social foram apontadas pela vereadora Anabella Pavão da Silva (PSOL). Ela também destacou a necessidade de programas de inclusão e cidadania para a população transgênero e transexual.
Assim como ocorreu em audiências públicas anteriores realizadas em pequenos municípios do Interior paulista, representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ceeteps do Ensino Público cobraram recursos para o Centro Paula Souza.
Assista ao pronunciamento do deputado Enio Tatto na Câmara Municipal de Batatais.
