Manifestação na Assembleia Legislativa de São Paulo reuniu, nesta quarta-feira, 31/3, entidades que denunciam manobra burocrática do governador João Doria para manter o atual ouvidor, Eliseu Soares, cujo mandato já se encerrou.
A eleição para a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo aconteceu no ano passado e registrou a maioria de votos para o candidato Renato Simões, indicado pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania. A lista tríplice com os mais votados foi publicada no dia 11 de novembro de 2021.
Movimentos ligados aos direitos humanos pedem a imediata nomeação do vencedor. A Ouvidoria encontra-se sem ouvidor legalmente constituído. Com mandato encerrado, Elizeu Soares continua no cargo.
Participaram do ato o deputado Emidio de Souza (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Dimitri Sales, e o ouvidor eleito, Renato Simões.
A líder da bancada do PT na Assembleia publicou, na tarde desta quarta-feira, um chamamento para o ato e sua manifestação pela nomeação imediata do ouvidor da polícia em São Paulo. Assista.
