APROVADO PROJETO QUE CRIA O DIA ESTADUAL DA COMIDA DE RUA
APROVADO PROJETO QUE CRIA O DIA ESTADUAL DA COMIDA DE RUA

Em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 27/10, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou o PL 519/18, do deputado José Américo, que institui o Dia Estadual da Comida de Rua, a ser celebrado, anualmente, no dia 5 de outubro.

A inclusão da comemoração no calendário oficial do Estado de São Paulo, segundo José Américo,  representa  uma possibilidade promissora para reflexões e análises sobre o notório avanço da gastronomia de rua no mundo, no Brasil e notadamente no nosso Estado.

“A comida de rua é fonte regular de renda para milhares de pessoas, é também um meio de alimentação fora de casa para pessoas com baixa renda e o food trucks tem sido um importante instrumento de popularização da gastronomia, uma vez que a preços mais acessíveis, a população de baixa renda também terá acesso às chamadas comidas gourmets. É sem dúvida um negócio que movimentou o mercado e possibilitou um importante crescimento do setor, sendo que atualmente, se tornou uma opção a mais de turismo para as cidades do Estado de São Paulo”, justifica o parlamentar.

Ainda segundo ele, além do aspecto cultural, a comida de rua requer baixo investimento e possibilita que mais empresários se arrisquem e sejam ousados em seu trabalho com a gastronomia, acrescentando novidades para o cenário, ainda relativamente enxuto frente ao potencial paulistano. “Temos 50 etnias diferentes presentes nos restaurantes da Capital de São Paulo, contra 120 em Nova Iorque e 130 em Londres. Além disso, não se pode esquecer que as cidades do Estado contemplam incontáveis eventos por ano – competições esportivas, espetáculos, feiras, congressos etc. A comida de rua pode (e deve) desempenhar um papel importante de abastecimento com praticidade e facilidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *