A Comissão de Infraestrutura da Alesp, presidida pelo deputado Luiz Fernando Teixeira Ferreira, aprovou nesta quarta-feira (24-2) a indicação do engenheiro Gustavo Zarif Frayha para integrar a Diretoria da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp.
Nascido em Poços de Caldas, Frayha formou-se engenheiro civil na FAAP, em São Paulo, e exerceu cargos públicos em sua cidade natal, onde foi secretário de Obras e de Planejamento e trabalhou no Departamento de Águas. Passou pelos Ministérios das Cidades e de Ciência e Tecnologia e, recentemente, pelo Ministério da Cidadania. O governador de São Paulo o indicou, agora, para exercer a função de diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico.
O deputado Luiz Fernando elogiou a indicação de Gustavo Zarif Frayh, por sua qualificação técnica, lembrando que ele atuou nos governos Lula e Dilma em projetos de saneamento. Porém, ressaltou que a Arsesp tem grande parcela de responsabilidade pelas deficiências do sistema de coleta e tratamento de esgoto e abastecimento de água no Estado de São Paulo. “A grande pergunta é: a Sabesp vai mudar?”, indagou o parlamentar ao cobrar uma atuação fiscalizadora mais firme por parte da agência reguladora.
O presidente da comissão aproveitou a presença de integrantes da Diretoria da Arsesp para cobrar providências efetivas em relação aos serviços de fornecimento de energia prestados pelas concessionárias Elektro e Enel. Luiz Fernando chamou a atenção, particularmente, para o péssimo serviço prestado pela Elektro na região de São João da Boa Vista. São constantes as quedas de energia e cortes de fornecimento. Além dos frequentes apagões, os parâmetros do serviço de atendimento aos clientes estariam muito distantes do aceitável. O deputado convidou a diretoria da Arsesp a participar de uma audiência pública para ouvir as queixas da população na região.
