MAURICI
MAURICI

Reeleito deputado estadual, em 2022, com 121.455 votos, Maurici foi eleito, em março de 2025, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Coordena a Frente Parlamentar pela Prevenção dos Efeitos das Mudanças Climáticas.

Maurici nasceu em Franco da Rocha, em 1961, onde foi vereador, entre 1989 e 1992, e prefeito, de 1993 a 1996. Jornalista, com mestrado em comunicação pública, foi secretário de Comunicação e de Governo na prefeitura de Santo André (2001-2007), nas gestões de Celso Daniel e João Avamileno.

Entre 2009 e 2016, contribuiu para os governos Lula e Dilma como presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), vice-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e diretor da TV Brasil.

Maurici foi dirigente da Federação Latino- Americana de Mercados de Abastecimento (Flama), presidiu a Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen) e foi representante brasileiro na União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM).

Em 2018, Maurici foi eleito deputado estadual, com 74 mil votos. Foi reeleito em 2022, com 121 mil votos, para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Sua atuação parlamentar destaca-se pela defesa de políticas que promovam a inclusão social, da integração das regiões metropolitanas e do enfrentamento ao desmonte do Estado promovido pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em 2022, Maurici denunciou irregularidades no processo de licenciamento e construção da cava no canal de Piaçaguera, em Cubatão. A obra foi alvo de uma CPI na Alesp, que investigou as cavas subaquáticas. Por discordar do desfecho da comissão, Maurici apresentou à Procuradoria da República em Santos um relatório sobre os riscos do projeto para o meio ambiente e para a população.

Na Alesp, Maurici é presidente da Comissão de Relações Internacionais, vice-presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e suplente das comissões de Transportes e Comunicações e de Educação e Cultura. Também coordena a Frente Parlamentar pela Duplicação das Rodovias Tancredo Neves, Edgard Máximo Zambotto e Luiz Salomão Chamma, a Frente Parlamentar pela Prevenção e Mitigação dos Efeitos das Mudanças Climáticas nas Cidades e Núcleos Urbanos e a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente e da Baixada Santista.

Proposituras destacadas

Lei 17.333/2021 – Declara Patrimônio Cultural Imaterial do Estado a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes.

Lei 17.343/2021 – Institui a campanha “Dezembro Verde”, que estimula a proteção de pets.

Lei 17.460/2021 – Institui a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo.

Lei 17.941/2024 – Institui o “Dia da Imigração Libanesa”.

Maurici nas redes: