
Eleito deputado estadual com 70.487 votos, Luiz Claudio Marcolino é membro efetivo da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e seu vice-presidente eleito para o segundo biênio da 20ª Legislatura (2025-20267). Também representa a Federação PT/PCdoB/PV, como titular, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor.
Em 2023, atuou na CPI da Enel. Coordena a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Mercado de Trabalho.
Luiz Claudio Marcolino é economista, bancário e sindicalista. Iniciou sua militância política nos anos 1980 no movimento estudantil e sindical. É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1989.
Morador da zona sul da capital paulista, destacou-se nos movimentos populares, especialmente durante a gestão de Luiza Erundina (1989-1992), coordenando pautas de 73 bairros da Microrregião de Interlagos.
Funcionário do Banco Itaú desde 1989, aprofundou sua militância sindical e política. Foi secretário de formação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em 1994, secretário-geral em 1998 e presidente de 2004 a 2010.
Integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidiu a Comissão Municipal do Emprego em São Paulo. Na gestão de Fernando Haddad em São Paulo, foi diretor da Agência São Paulo de Desenvolvimento. De 2015 e 2016, no governo Dilma Rousseff, assumiu a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em São Paulo.
Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo PT, destacando-se na defesa dos trabalhadores e em pautas de moradia, saúde, educação, segurança e transporte. Foi líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) entre 2013 e 2014 e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo de 2019 a 2023.
Reeleito em 2022, tornou-se vice-líder da Federação PT/PCdoB/PV na Alesp, onde é vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e membro das comissões de Administração Pública e de Saúde. Coordenou três frentes parlamentares e, em 18 meses, propôs 26 projetos de lei.
Foi sub-relator das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) da Enel e do Pix e, em 2024, da CPI das Telecomunicações. Representa a Alesp na Comissão de Avaliação da Execução dos Contratos de Gestão na Saúde. Atualmente, é secretário-geral do PT-SP.
Entre suas prioridades estão a defesa dos direitos dos cidadãos, a valorização dos trabalhadores, o desenvolvimento regional, econômico, social e tecnológico no Estado de São Paulo.
Proposituras destacadas
Projeto de Lei 393/2024 – Institui a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais.
Projeto de Lei 624/2023 – Lei Anticalote (Vetado) – Propõe a retenção do valor dos contratos das empresas terceirizadas, que prestam serviço ao estado, para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas, no caso de rescisão contratual.
Projeto de Lei 621/2011 – Transporte Público 24 horas.

Em nome dos pesquisadores científicos do estado de São Paulo agradeço imensamente sua persistência na defesa de nossa carreira e posicionamento contra o nefasto PL 09/25! Grande abraço!
PqC Márcia Regina Oliveira Santos