Nova Marginal do Tietê: Má gestão do Serra e novos custos para o cidadão

23/10/2009 14:46:00

Ao anunciar o projeto de construção da Nova Marginal, o governador José Serra disse que o custo seria de R$ 800 milhões. Depois a obra passou para R$ 1,3 bilhão e finalmente, foi anunciado que a obra vai custar R$ 1,9 bilhão, ou seja, 137% a mais do revelado inicialmente.

Essa obra está prejudicando o cidadão paulista. É que está havendo a interdição de pontes que passam sobre a Marginal Tietê, aumentando em 40% o já congestionado trânsito paulista. Se não fosse a pressa para inaugurar a obra antes das eleições de 2010, isso aconteceria paulatinamente ou num mês em que há diminuição do fluxo de veículos, como janeiro, ou ainda, após a inauguração do trecho sul do Rodoanel.

A Nova Marginal do Tietê não resolve o problema do transporte em São Paulo e indica a opção tucana pelo rodoviarismo e transporte individual. O correto seria usar os recursos para construir mais 10 quilômetros de metrô, reformar a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos – CPTM e construir corredores de ônibus.

O Metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo e com a menor rede entre as grandes cidades, apenas 61,3km. Com os recursos da Nova Marginal, aumentaria a rede em mais 16%, beneficiando quase um milhão de pessoas. Teria o efeito de tirar automóveis da rua, de melhorar o transporte coletivo, reduzindo a poluição na cidade e dar mais mobilidade para o cidadão paulista.

O mesmo aconteceria se o investimento fosse realizado na CPTM. Em matéria do jornal “Diário de São Paulo” de 22 de outubro, titulada “O inferno é aqui, nos trens da CPTM”, dá conta de que, nos horários de pico, os trens da companhia transportam até 10 passageiros por metro quadrado, sendo que o aceitável é de no máximo 6 passageiros.

Apesar da propaganda do governo Serra de que está gastando R$ 20 bilhões nos transportes públicos, a modernização da Companhia anda devagar.

E se, a tomada de decisão fosse pela construção de corredores de ônibus, seria possível construir pelo menos 190 quilômetros de corredores. Aumentaria em muito a velocidade e a qualidade dos ônibus na Região Metropolitana de São Paulo. Recentemente o governo Serra anunciou que os corredores Guarulhos – Tucuruvi, Diadema – Brooklin e Itapevi – São Paulo não serão entregues integralmente em 2010, conforme prometido.

O governo Serra tem gasto quantias exorbitantes com propaganda do transporte público.

Propagandas essas enganosas como a que promete a ligação de Santo Amaro com a Sé, mas em letras miúdas, para o ano de 2013. E outras prometendo conforto e qualidade, não concretizadas na realidade.

Assessoria de Transportes
Liderança do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo

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