Governo Serra aumenta passagens Intermunicipais de ônibus em todo Estado

26/02/2009 17:02:00

No último dia 9 de fevereiro, o governo Serra presenteou os moradores das três regiões metropolitanas com um aumento de tarifa nos transportes públicos. O aumento que então era bienal passou a ser anual. O Metrô e a CPTM, subiram de R$2,40 para R$ 2,55 (aumento de 6,25%). O transporte de ônibus intermunicipal teve aumento de 7,45% na Região Metropolitana de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista o aumento foi de 8,60% e na Região Metropolitana de Campinas, foi de 9,18%.

Não passado o susto com a garfada no bolso do usuário, o governo tucano, às vésperas do carnaval, dá outro presente de grego ao povo paulista ao anunciar passagens de ônibus mais caras nas demais regiões do Estado. Agora são para linhas, gerenciadas pela Artesp. Conforme a Portaria Artesp 1, publicada no DOE de 20 de fevereiro, as passagens dos ônibus intermunicipais de transporte coletivo serão aumentadas, a partir de 3 de março.

No transporte intermunicipal na categoria suburbano, o aumento é de 9,13% e no rodoviário de 9,07%. Dessa forma, todos os paulistas estarão gastando mais para utilizar o transporte público. Bem mais.

Em plena crise financeira internacional, o governador José Serra, vai na contramão de encontrar soluções para enfrentá-la, ao aumentar as tarifas de transporte coletivo em todo o Estado de São Paulo.

E pior, o aumento foi bem acima da  inflação anual de 2008, medida pelo IPCA –IBGE, de 5,9%.

Essa medida, além de ser inflacionária, terá o efeito de diminuir a renda disponível das famílias, que gastarão mais dos seus salários para se locomover ao trabalho, escola, médico, lazer e demais atividades. E nas áreas de menor renda é onde o aumento vai ser maior, que é o ônibus  intermunicipal, que serve aos subúrbios do Estado de São Paulo.

Esse transporte já é o mais caro, pois não tem nenhuma contrapartida do Estado no seu custeio.

É o governo do PSDB, que aumenta as  assagens dos transportes coletivos acima da inflação e piora as condições de vida do povo paulista.

Evaristo Almeida – Assessoria de Transportes – Liderança do PT – Assembleia Legislativa de São Paulo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *