Eleições na Universidade de São Paulo (USP)

28/10/2009 20:00:00

Foi realizada no dia 20 de outubro a primeira etapa das eleições para Reitor na Universidade de São Paulo (USP).

Concorreram oito professores mas nesse momento qualquer professor da universidade poderia receber votos. Para o segundo turno, a ser realizado em 10 de novembro concorrem oito candidatos, os mais votados na etapa preliminar.

O universo de votantes no primeiro turno é composto por 1.925 pessoas, integrantes do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais e das Congregações. Votaram 1.641 pessoas e o resultado foi o seguinte: professores Glaucius Oliva, 756 votos; João Grandino Rodas, 643; Armando Corbani Ferraz. 423; Francisco Miraglia, 295; Sonia Penin272; Ruy Alberto Correa Altafim, 202; Wanderley Messias da Costa, 167; e Sylvio Sawaya, 69 votos. Do segundo turno sai a lista tríplice que será entregue ao governador para a decisão final.

Candidato de um conjunto de docentes comprometidos com a democratização da USP o professor Francisco Miraglia, formado na Poli e professor titular do Instituto de Matemática foi presidente da Adusp (Associação dos Docentes da USP) e apresenta como uma de suas principais bandeiras as eleições diretas para Reitor. Em entrevista ao Estado (4/10), Chico Miraglia, como é conhecido, fez muitas críticas à atual Reitora Suely Vilela manifestando sua posição contrária à presença da Polícia Militar no campus em 2009 e se opôs aos decretos do governador José Serra em 2007, por atentarem contra a autonomia universitária.

Na defesa das eleições diretas para Reitor a Adusp decidiu realizar nos dias 14 e 15/10, o que denominou de eleição democrática, paralela ao processo estatutário. Nesse processo venceu o professor Miraglia com 41,39% dos votos válidos e em segundo lugar o professor Glaucius com 15,06% dos votos, tendo votado 1.155 pessoas.

Com esse resultado a Adusp vem conclamando a todos os que detem direito de votar que respeitem o resultado da eleição democrática apoiando o Professor Miraglia a Reitor da universidade.

Assessoria de Educação – Liderança da Bancada do PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *