Onde tem PSDB, pode cancelar o esporte

16/09/2010 17:07:00

Esse título é uma frase do Presidente da Confederação Brasileira de Tênis, publicada no caderno de Esporte da Folha de São Paulo. Os dirigentes da Confederação ficaram seis anos com a promessa de um terreno para a construção do seu centro de treinamento em São Paulo. Após o fracasso da espera vã tentarão  São Bernardo do Campo, Jundiaí ou mesmo em Santa Catarina.

Essa manifestação de um representante do mundo esportivo da sociedade civil é importantíssima, para comprovar a situação desastrosa do Esporte no Estado de São Paulo. Talvez  a frase se completasse com esta outra “Onde tem PSDB não tem Esporte”. Isso porque, a administração tucana não tem política pública para o Esporte no Estado de São Paulo, não investe em infra-estrutura para a prática esportiva, restringe a participação da terceira idade e dos deficientes e não oferece apoio aos Municípios para os seus programas esportivos.

E pior, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo tem o menor orçamento do Estado, que se aproxima do ridículo. Descontando-se as despesas com recursos humanos e manutenção dos poucos equipamentos da Secretaria, sobra ao orçamento  a bagatela de R$ 30 milhões para atender os 645 Municípios do Estado. Na realidade, não atende os municípios, pois essa migalha é destinada a alguns programas da Secretaria e às benesses de entidades apadrinhadas dos tucanos.

O Presidente da Confederação Brasileira de Tênis expressou um desabafo que tem acompanhado os paulistas e paulistanos nos últimos dezesseis anos, em que o orçamento da Secretaria de Esporte não passou de 0,1% do orçamento do Estado. Essa é a triste realidade do Esporte no Estado de São Paulo.

Walter Silva
Assessoria de Esportes – Liderança do PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *