Três informações bastante importantes foram divulgadas nas últimas semanas. A primeira foi o ato da presidenta Dilma Rousseff sancionando a Lei que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que dará melhores condições aos nossos jovens no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, cria possibilidades de melhores rendas e maior produtividade para o país.
A segunda foi a evolução das matrículas no Ensino Superior, com um crescimento na ordem de 110% nos últimos 10 anos. Hoje, são 6,5 milhões de estudantes universitários e, a considerar o nível de crescimento, será bem possível chegarmos, em 10 anos, à meta do Plano Nacional, com uma taxa de escolaridade maior do que 50% .
A terceira foi a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, no município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, visitando o Complexo Hospitalar do Juquery, analisando a possibilidade de transformar essa área em um campus da Unifesp.
São realizações do governo Lula com continuidade total no governo Dilma e que demonstram a força do compromisso do governo petista para com a Educação e, mais do isso, com o futuro de nossos jovens e com o futuro do país.
Notas absolutamente pessimistas
Em São Paulo, as notícias, pelo contrário, demonstram como o governo paulista trata os estudantes da maior Universidade do país a USP com tropa de choque.
Os conflitos existentes não encontram disposição de diálogo. Os problemas existentes de violência no campus encontram no convênio com a Policia Militar sua solução mais fácil, em vez de procurar democratizar as relações entre direção, alunos, professores e funcionários e elaborar projetos coletivos para o enfrentamento da situação.
Evidentemente são projetos diferentes, concepções diferentes que demarcam os projetos políticos em disputa.
Assessoria de Educacão da Liderança da Bancada do PT
