Novos líderes assumem a Bancada do PT e a Minoria

20/03/2012

Ação Parlamentar

O novo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Alencar Santana, eleito por unanimidade pelos integrantes da Bancada, assumiu a condução da Liderança da Bancada nesta terça-feira (20/3).

A potencialização das ações da Bancada no enfrentamento ao governo do PSDB no Estado, subsidiar os mandatos e o Partido sobre os problemas da gestão tucana e as demandas da sociedade, para os parlamentares melhor se colocarem no embate político, são algumas das metas delineadas por Alencar, frente à Liderança.

Na avaliação do novo líder petista, a Assembleia precisa cada vez mais aprimorar sua capacidade de ouvir, sentir e dialogar com a sociedade paulista, para produzir políticas sociais transformadoras, que enfrentem as mazelas da educação, os problemas de mobilidade urbana, assim como as questões da saúde, onde o Estado não participa, como por exemplo, do financiamento do SAMU.

O papel do líder da Bancada petista é entre outras atribuições nortear e acompanhar os processos parlamentares, como o Colégio de Líderes, nas votações em plenário, em atividades com autoridades e na interlocução com a sociedade civil organizada.

A Bancada do PT é a maior eleita e lidera a oposição no Poder Legislativo paulista.

Donisete Braga é o novo Líder da Minoria

O deputado estadual Donisete Braga, do PT, foi eleito nesta terça-feira (20/3) Líder da Minoria na Assembleia paulista. O parlamentar afirmou que vai trabalhar pelo fortalecimento do bloco de partidos da oposição – representados pelo PT, PCdoB e PSOL, num total de 27 parlamentares.

“Este bloco de oposição também abriga o deputado Olímpio Gomes, hoje isolado em sua bancada, o PDT, portanto somos 28 deputados”, frisou o novo líder.

Segundo ele, além de defender temas de consenso da oposição nas reuniões do Colégio de Líderes, a missão será de “trabalhar rigorosamente por um Poder Legislativo democrático, transparente, livre de ingerências externas e aberto à participação da sociedade”.

Donisete Braga, que está no quarto mandato, explicou que a Liderança da Minoria é um instrumento que a Bancada do Partido dos Trabalhadores trabalhou firme para introduzir no legislativo paulista, o que se deu no período em que ele ocupava a cadeira de Primeiro Secretário da Mesa Diretora, 2007/2009. Ela foi instituída pela Resolução 852, de 17 de outubro de 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *