Falta investimentos
A Polícia Civil de São Paulo elucida apenas 12% dos crimes cometidos no Estado, que é o mais rico da federação. O governo paulista não tem investido na modernização e aperfeiçoamento da polícia técnico científica, responsável pela perícia criminal.
A peça orçamentária do governo, em debate na Assembleia Legislativa, prevê investir em 2012, apenas R$ 412 milhões nesta área. Óbvio que com este montante pouco será feito e teremos mais um ano sem avanços, revela o deputado Donisete Braga.
O deputado protocolou Requerimento pedindo à Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários que debata esta questão. E pediu que o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Iremar Paulino, seja convidado para expor na comissão os dados do diagnóstico feito recentemente em todo o país pela entidade que representa os peritos.
Conforme o diagnóstico, o Brasil conta com 6,5 mil peritos. Considerando que a Organização das Nações Unidas – 0NU- recomenda um perito por cinco mil habitantes, o Brasil teria que multiplicar por cinco o número desses profissionais para atender à recomendação.
Conforme declarou o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Iremar Paulino, o Brasil é um dos países com menor taxa de elucidação de crimes em todo o mundo. As polícias brasileiras conseguem elucidar, em média, só 5% dos crimes; nos Estados Unidos, o índice é de 65%; na França, 80%; e na Inglaterra, ele é superior a 90%.
O diagnóstico da entidade apontou que, além da falta de laboratórios, equipamentos e peritos, a maioria dos Institutos Médicos Legais (IML) funciona em locais precários e não observam procedimentos uniformes.
