Audiência Pública
Condepe discute na Câmara de São José dos Campos violação de Direitos Humanos na desapropriação do Pinheirinho
Deputados estaduais participam de audiência com a população
A Câmara Municipal da cidade de São José dos Campos sediará nesta segunda- feira (30/1), a partir das 19 horas, audiência pública promovida pelo Condepe Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana, para levantar e sistematizar informações sobre as violações de Direitos Humanos, que serão ajuizadas às denúncias a serem enviadas às organizações nacionais e internacionais de Direitos Humanos.
O processo de reintegração de posse da área foi deflagrada pela PM e Tropa de Choque, no amanhecer do domingo, dia 21/1, quando surpreenderam e expulsaram cerca de seis mil famílias que moravam na área há oito anos, onde constituíram o bairro Pinheirinho.
A audiência organizada pelo Condepe, que tem entre seus integrantes Renato Simões, atual secretário nacional de movimentos populares do Partido dos Trabalhadores, contará com a participação de ex- moradores do Pinheirinho, representantes da OAB, entidades de Direitos Humanos, movimentos sociais, religiosos e dos deputados estaduais do PT, Enio Tatto – líder da Bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo, Adriano Diogo – presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Marco Aurélio, deputado petista e também integrante da Comissão de Direitos Humanos do Poder Legislativo estadual e Simão Pedro, deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Habitação Popular e Reforma Urbana. Participarão também os vereadores petistas – Angela Guadagnin, Amélia Naomi, Tonhão Dutra, e Wagner Balieiro, todos do município de São José dos Campos.
Coleta de informações
Ao longo desta segunda-feira (31/)1, estão sendo realizadas entrevistas, coleta de informações, vídeos, fotos e depoimentos para a formalização de todas as denúncias de violação de Direitos Humanos no Pinheirinho.
Este trabalho está sendo realizado por dezenas de pessoas voluntárias, empenhadas em ouvir os depoimentos e tomar o termo de declarações, sobre os fatos ocorridos durante a desapropriação.
Audiência Pública
A partir das 19h, na Câmara de São José – rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33, Vila Santa Lu.
