Educação
Servidores da educação apontam retrocesso no Estatuto do Magistério proposto por Alckmin
As discussões sobre as mudanças no estatuto do magistério provocaram protestos dos servidores da educação estadual e o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Herman Jacobus C. Voorwald,na Comissão da Cultura e Educação da Assembleia Legislativa, conduzida pelo deputado Carlos Neder.
A prestação de contas das ações da pasta aos deputados conforme previsto na Constituição estadual, foi acompanhada por uma plateia composta por artistas e militantes da cultura e professores e lideranças sindicais da educação.
Diante da alteração da agenda parlamentar com os jogos da Copa a Comissão ouviu no mesmo dia, dois secretários, Marcelo Mattos da Cultura e o professor Herman Jacobus C. Voorwald, da educação. Na Cultura a questão central ficou por conta do cumprimento de repasse de verbas para o ProAc, que após cobrança do líder da bancada, deputado João Paulo Rillo acabou sendo negociada com o líder do governo.
Já na pasta da educação o tom se elevou com a proposta de mudanças no estatuto do magistério apresentada pelo secretário e rechaçada pelos professores presentes.
Herman alegou que as alterações apresentadas já tinham sido discutidas com os representantes da categoria e ao ser questionado ameaçou retirar a proposta.
Vários sindicalistas presentes apontaram críticas a iniciativa do governo Alckmin, classificaram como um atentado as conquistas da categoria e defenderam que o secretário retomasse o processo a partir da construção conjunta de outra proposta.
Evasivo, Herman se limitou a dizer que na sua gestão prioriza o desenvolvimento de política de recursos humanos.
As perícias médicas também provocaram discussões bastante acaloradas. Os servidores disseram que o Estado atendeu ao pedido de descentralização, mas apontaram que a distribuição dos postos de atendimento provocam longos deslocamentos dos professores.
O secretário sugeriu que há profissionais que buscam licenças médicas, como meio de se esquivarem do trabalho e foi ruidosamente contestado pelos presentes na reunião.
Compôs também os debates as dificuldades no processo de aposentadoria e o deputado Carlos Neder, sugeriu a realização de um a audiência com representantes da SPprev, para sanar as reclamações e dar maior celeridades as aposentadorias. (rm)
Leia mais
