PSDB se apressa em culpar injustamente presidente Lula pelo “blecaute”

12/11/2009 14:46:00

Da Tribuna

 

O deputado do PT, Antonio Mentor, contra-argumentou na tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (11/11), o tucano Milton Flávio que apressou-se em culpar o presidente Lula pelo “blecaute” que atingiu parte do país entre a terça e a quarta-feira.

“Que razões houve para o blecaute desta noite/madrugada? Ninguém sabe ainda. Está sendo discutido, está sendo pensado, está  sendo pesquisado, mas ele (referindo-se ao deputado Milton Flávio) já sabe e sabe que a culpa é do Presidente Lula. Aliás, não vai ser só do Lula. Agora vão dizer que é da Dilma também. Toda a parafernália que causou o apagão de 2001/2002 também foi culpa do Lula; que fez racionamento no Brasil  também é culpa do Lula. Daqui a pouco, o furacão Rita, que passa pelo mundo, é culpa do Lula”, argumentou Mentor.

O parlamentar petista ressaltou que os tucanos são hábeis em esconder os seus escândalos, como a privatização da Eletropaulo, as denúncias de desvio de dinheiro público na CDHU e de pagamento de propinas da multinacional Alstom.

Na tarde de quarta-feira (11/11), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que não houve outro motivo para o “blecaute”, além das condições climáticas.  “Estejam tranqüilos porque o sistema que temos é bom. O que houve foi uma concentração muito grande de fenômenos atmosféricos. As linhas não conseguiram sustentar. O sistema brasileiro , é forte, tanto que voltou em quatro horas, enquanto em outros países que passaram por isso o restabelecimento do sistema demorou quatro, cinco, seis dias”. O diretor do Operador Nacional de Sistema (ONS), Luiz Barata, disse que o sistema de segurança funcionou corretamente, apesar das falhas das três linhas de transmissão.

Leia a seguir, na íntegra, o discurso do deputado Antonio Mentor em Plenário (11/11/2009).

O SR. ANTONIO MENTOR – PT – PELO ART. 82 – Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público que nos assiste das galerias, quero saudar a todos, agradecer pela presença e iniciar dizendo que o Deputado Milton Flávio é um sábio. Sabe do que ninguém sabe.

Que razões houve para o blecaute desta noite/madrugada? Ninguém sabe ainda. Está sendo discutido, está sendo pensado, está  sendo pesquisado, mas ele já sabe e sabe que a culpa é do Presidente Lula. (Manifestação das galerias.) Aliás, não vai ser só do Lula. Agora vão dizer que é da Dilma também. Toda a parafernália que causou o apagão de 2001/2002 também foi culpa do Lula; que fez racionamento no Brasil  também é culpa do Lula. Daqui a pouco, o furacão Rita, que passa pelo mundo, é culpa do Lula. Na cabeça do Deputado Milton Flávio qualquer desgraça que acontecer no mundo certamente será do culpa do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Não se recorda o Deputado Milton Flávio que é culpa do presidente Lula 11 milhões de novos empregos com carteira assinada, 14 milhões de bolsa-família que estão levando dignidade ao povo brasileiro, 550 mil bolsas de estudo através da Universidade para todos, o ProUni. Essas coisas certamente nem passam pela cabeça do Deputado Milton Flávio.

Mas, Deputado Zico, queria comentar aqui com V.Exa. a forma habilidosa, inteligente, até, como o governo do PSDB trata determinadas questões. Escândalo em cima de escândalo, mas a estratégia é: escândalo novo eu deixo ficar antigo, deixo ficar velho; escândalo velho eu esqueço. É assim. Vejam o episódio da Eletropaulo, de 1998. Foi aquela maracutáia na privatização; a CPI da Eletropaulo só foi instalada em 2006, oito anos depois, quando as provas, as declarações, os testemunhos já tinham sido apagados pelo tempo. CPI da CDHU, solicitada em 2000, só foi instalada em 2009, depois que Goro Hama já tinha ido para o palácio, ficou lá escondido, daí descobriram que ele estava no palácio, aí mandaram-no não sei para onde, se para a Sibéria, mas está desaparecido. Da mesma maneira o escândalo atual, que não foi nem descoberto por nós, paulistas, brasileiros, nem por nenhum deputado, tampouco por deputada da oposição. É o episódio que envolve alguns bilhões de reais da Alston. Isso também eles vão esperar ficar velho, para todo mundo esquecer.

O Sr. Andrea Matarazzo, que tem ligações íntimas – dizem até que o nome dele passará a ser Andrea Alston Matarazzo, onde anda? Na prefeitura não está mais. Será que está no Palácio dos Bandeirantes, no gabinete do prefeito, guardado, ou será que está fazendo alguma outra coisa? Ele é uma das figuras mais íntimas desse episódio escandaloso de milhões e milhões de dólares, que chegou ao Brasil por uma denúncia do Ministério Público da Suíça. Não fomos nós. Passou pela França, pelo Canadá, pelo México, toda a América Latina envolvida e o Brasil também por meio de empresas importantes como a CPTM, a companhia do Metropolitano, todos coordenados pelas administrações do PSDB. E aqui ninguém pode falar nada. No Ministério Público isso está sendo tratado a sete chaves. Não sei por quê. A imprensa paulista, paulistana, a grande imprensa brasileira  não move uma palha para divulgar, para informar o povo paulista a respeito dos episódios gigantescos, mirabolantes que envolvem a Alston. E onde estão essas informações? Por questão o povo paulista não tem acesso a elas? Por que aqui na Assembleia não se pode agora, imediatamente, instalar uma CPI equilibrada que cumpra a sua tarefa de informar a população brasileira, de investigar, de fiscalizar e de denunciar aqueles que promoveram essa grande maracutáia no Estado de São Paulo? Alston! Uma grande empresa internacional, que promoveu no Estado de São Paulo as maiores barbaridades. E todos estão calados, Deputado Zico. Por que não falam sobre essas questões aqui, neste microfone? Ninguém fala. Eu falo.

Acho que todos nós devemos estar atentos a todas essas questões porque dizem respeito aos interesses do povo paulista, dos deputados desta Casa, que temos obrigação a cumprir e devemos cumprir a nossa obrigação de legislar, de fiscalizar e de acompanhar a execução orçamentária e a utilização dos recursos públicos do Estado de São Paulo.

Gostei de ver a manifestação do Deputado Milton Flávio agora. Ele disse: não se sabe o que aconteceu. Talvez tenha sido isso, aquilo, aquilo outro. Vamos esperar para saber o que efetivamente aconteceu sem ficar acusando, tomando posições radicalizadas, ofensivas. A sua posição de agora é bem melhor do que a anterior  Deputado.

Respondendo a V.Exa. o episódio Alstom é de hoje. Não é de dez anos atrás, é de agora, de hoje, de ontem e será de amanhã também porque não tem esclarecimento nenhum. Não sabemos se foi um raio que provocou a roubalheira da Alstom! Não sabemos se foi intempérie. Sabemos que tem pessoas ligadas ao seu governo absolutamente envolvidas nesse episódio. Isso é verdade. Eu queria saber se o Sr. Andrea Alstom Matarazzo está envolvido nisso ou não. É minha obrigação fazer essa pergunta. O presidente Lula realmente tem viajado bastante. Ele recuperou a credibilidade do Brasil no cenário internacional, triplicou as nossas exportações, trouxe para o Brasil os dois maiores eventos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas, por conta da credibilidade que o Brasil tinha perdido no governo do acadêmico FHC, que foi reconquistada pelo metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *