Fora dos trilhos
2012 foi o ano em que a CPTM saiu dos trilhos. Número de panes superou as ocorrências de 2010 e 2011. Obras de melhoria não são sentidas por usuário
Os passageiros que usam a Linha 11 – Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sofreram nesta terça-feira (11/12), de novo, com a pane mais longa do ano. Um defeito na rede aérea de energia entre as estações Poá e Guaianazes (Zona Leste), que começou às 3h45 da madrugada, só foi resolvido 11 horas depois, às 15h. Os trens circularam por uma única via e a estação Guaianazes ficou lotada pela manhã. O sistema Paese (ônibus gratuitos) foi acionado.
O trecho Guaianazes-Estudantes atende cerca de 30% do total da linha 11 – Coral.
Este ano, desde o dia 4 de janeiro, foram 147 ocorrências somente nos trens da CPTM, segundo levantamento feito pelo SPTV Rede Globo. Já a companhia reconhece apenas 26 ocorrências notáveis – aquelas que causam mais de 20 minutos de paralisação ou quando é necessário implantar o Paese.
Em 2010, segundo dados oficiais da CPTM, houve 49 ocorrências e, em 2011, 42. Em abril, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, já havia previsto um aumento para 51 casos em 2012.
No final de março, após diversas panes seguidas em menos de um mês, o governo anunciou investimentos na malha ferroviária e algumas estações têm ficado fechadas nos finais de semana para obras de melhoria.
Falta ao governo dedicação de fato
Em entrevista do professor de engenharia civil da área de transportes da Universidade Mackenzie, João Virgílio Merighi, ao jornal Diário de S. Paulo, ele afirma que fata, por parte do governo do Estado, uma dedicação de fato para o transporte público.
. O que o governo pode fazer para diminuir as falhas e os transtornos à população?
João Virgílio Falta, por parte do governo, uma dedicação de fato para o transporte público, especialmente para a CPTM. Falo isso porque sou usuário. Moro em Jundiaí e pego o trem diariamente para São Paulo. Sou admirador do Jurandir Fernandes (secretário de Transportes), mas o convido para tomar o trem comigo às 7h. Eu o levo até Jundiaí e saímos de trem de lá. Duvido que ele vá. Estamos cansados de ver o governo dizer que está tudo bem.
. Os problemas que ocorrem nos trens da CPTM estão dentro da normalidade?
Não. Isso não é normal. É um desrespeito com cidadão. A via permanente está sucateada. E nos trens suburbanos a situação é pior. Em Francisco Morato, as janelas não fecham. E olha que o Estado administra 33% do PIB do país. Não estamos em um Estado pobre, sem recursos.
. Qual a solução?
Não é necessário prejudicar os passageiros para fazer as obras de melhoria. O Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, por exemplo, foi todo transformado sem que os passageiros soubessem. Aqui, o governo do Estado está fazendo a via permanente dos trens nos moldes do Velho Oeste. Falta tecnologia de ponto, como já existe na Europa e nos EUA. O ideal é construir linhas novas para depois mexer nas velhas. O que aconteceu, nesta terça-feira (11/12), é uma vergonha para a engenharia. É um problema primário de falha de energia.
. O governo afirma que está investindo em melhorias. Os usuários têm sentido diferença?
O governo está fazendo obras de melhoria, mas elas estão muito devagar. Tartaruga também anda. É preciso mais agilidade. Acho que o secretário está mal assessorado.
Panes graves 2012
. 26/1 Linha 8 Diamante
Dois trens se chocaram entre as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso e três pessoas ficaram feridas.
. 15/2 Linha 7 Rubi
Colisão entre um trem de passageiros e outro de manutenção deixou 51 feridos na Estação Vila Clarisse.
. 7/3 Linha 11 Coral
Um trem teve problemas e a circulação foi interrompida. Usuários abriram as portas e saíram pelos trilhos.
. 14/3 Linha 9 Esmeraldas
Um defeito no sistema de energia fez os trens circularem por uma única via e prejudicou cerca de 195 mil usuários.
. 24/3 Linha 10 Turquesa
Um trem bateu em uma composição de carga perto da Estação Rio Grande da Serra. Ninguém ficou ferido.
. 27/3 Linha 12 Safira
Dois trens quebraram e o sistema operou com intervalos maiores. Ninguém ficou ferido.
. 29/3 Linha 7 Rubi
Falha elétrica que durou oito horas prejudicou oito mil usuários em Jundiaí. Estação Francisco Morato foi depredada.
. 30/3 Linha 9 Esmeralda
Falha na subestação de energia no bairro de Cidade Dutra fez os trens circularem com intervalos maiores.
. 6/7 Linha 9 Esmeralda
Trem apresentou falha na Estação Ceasa e precisou ser esvaziado. Circulação da linha foi prejudicada.
. 7/7 Linha 12 Safira
Moradores atearam fogo nos trilhos nas proximidades da Avenida Jacu-Pessego e a circulação foi interrompida.
. 17/9 Linhas 7, 8 e 12
Incêndio na Favela do Moinho e depredação de parte da Estação Comendador Ermelino interromperam circulação nas linhas 8 Diamante, 7 Rubi e 12 Safira.
