A entrega da Sabesp foi colocada em votação no plenário sem nenhum constrangimento da base de Alckmin na Assembleia. O time petista foi incansável em apontar que o projeto é confuso e tem objetivos obscuros, conduzidos pelo capital financeiro. Nossos parlamentares escancaram a intenção de Alckmin de fazer caixa para turbinar suas expectativas eleitorais em 2018.
*Tudo acertado*
O governador já acertou tudo com as empresas que vão administrar a Sabesp, disse *José Zico* sobre a corrida para aprovar o PL que cria uma holding para controlar a Sabesp.
*Tio Sam de olho na água*
O deputado *Barba* lembra que nos últimos 15 anos as ações da empresa paulista na Bolsa de Nova York valorizaram 826%. No índice Dow Jones, 110%. Os EUA desejam controlar a água em escala planetária, um bem estratégico para dominar o futuro.
*A quem interessa?*
A quem interessa a privatização da Sabesp? Somente ao governo, que vai fazer caixa, e aos acionistas, que vão ganhar gordos dividendos, disse *Enio Tatto*. Para a população da periferia, que continua a sofrer com a falta de água tratada, o que vai adiantar a criação de uma holding? Nada.
*Santo poluidor*
A propaganda da Sabesp é boa. Uma síntese do governo Alckmin: puro marketing. A empresa é santa, mas despeja esgoto in natura e é a principal poluidora dos rios de São Paulo. O comando político da empresa vende a ideia de que abrir o capital é o caminho de salvação. Estão destruindo um patrimônio estratégico do Estado de São Paulo, disse *João Paulo Rillo*.
*Cheque em branco*
Projeto da Sabesp é no mínimo estranho, disse *Márcia Lia*. Ele cria uma holding que poderá explorar ativos de qualquer natureza, captar recursos e explorar diversas oportunidades de negócios dentro ou fora do Estado de São Paulo. Poderá fazer qualquer tipo de arranjo contratual e societário. Ou seja, a Sabesp não existirá mais. A nova empresa poderá fazer o que bem quiser. É um cheque em banco, concluiu.
*Gambiarra eleitoreira*
Para *José Américo*, o projeto é açodado. Não podemos votar sem ouvir especialistas e profissionais. Se vão ser levantadas vultosas somas com a venda de ações preferenciais, precisamos discutir para onde vão esses recursos. É uma gambiarra para fazer caixa e obras com motivos eleitoreiros.
*Questão de ordem sem resposta*
*Carlos Neder* sugeriu à bancada do PT que ingresse em juízo contra a votação do projeto da Sabesp. Ele questionou a Mesa Diretora da Alesp sobre aspectos legais do projeto, como a falta de documentos, estudos, informações financeiras e expectativas de receita. Sem dar resposta, a Presidência da Alesp acelerou a votação em plenário.
*Independência do Brasil*
Essa é a independência do Brasil. Na Amazônia, Temer quer entregar os minérios para os canadenses. Aqui em São Paulo, Alckmin quer entregar a água para investidores de Nova York, lamentou *Marcos Martins*.
*Servidores da Defensoria*
Com o empenho do time petista, foi aprovado o PLC 58/2013, que trata da reposição nos vencimentos dos servidores da Defensoria Pública do Estado da inflação acumulada entre de 2013 a 2105. Servidores da Defensoria comemoraram. Entretanto, lembrou o líder do PT *Alencar Santana Braga*, o índice previsto no projeto, de 15%, já está defasado, pois as perdas inflacionárias já chegam a 30%.
Leia mais
