Insegurança
Os homicídios voltaram a crescer no primeiro trimestre deste ano na capital paulista. Foram registrados 353 assassinatos nos três primeiros meses do ano, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram 315 mortes. O aumento é de 12%, segundo os dados do Infocrim, sistema eletrônico de informação da Secretaria de Segurança Pública.
Em menos de três meses, é a segunda vez que o Estado registra crescimento nos números de assassinatos depois de dez anos com taxas em queda. No começo do ano, pelo balanço de 2009, o Estado registrou um leve crescimento de 3% no total de homicídios em relação a 2008. A capital, contudo, no mesmo período, teve 1.235 assassinatos, valor 2% menor do que o de 2008. Com o aumento no 1º trimestre, a capital tem 12,7 casos por 100 mil habitantes.
Polícia
Em uma tendência que vem se consolidando desde março do ano passado, os casos de resistência seguida de morte homicídios em que a vítima morre em supostos tiroteios com a PM voltaram a crescer nos dois primeiros meses deste ano no Estado. Em janeiro e fevereiro foram 140 ocorrências, 52% acima do verificado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 92 casos.
O dossiê Mapas do Extermínio: execuções extrajudiciais e mortes pela omissão do Estado de São Paulo, preparado no ano passado por entidades de direitos humanos, mostrou que entre 2000 e o terceiro trimestre de 2009 haviam sido mortos 5.414 civis em supostos confrontos com as polícias, enquanto 4.345 foram feridos.
Presídios
A superlotação nos 147 presídios do Estado de São Paulo aumentou 43,78% em três anos e três meses de governo José Serra. Em 2006, os presos em celas com ocupação maior do que a adequada somavam 40.174. Neste ano, eles já são 57.765.
Nesse período, o governo estadual construiu dois presídios e criou 3.836 vagas no sistema penitenciário do Estado, número insuficiente para absorver os 21.427 novos presos. Em outubro de 2007, o então governador José Serra prometeu que sua gestão construiria, em quatro anos, 44 presídios para abrigar 30 mil detentos.
Fonte: Jornal da Tarde e Agora São Paulo
