Explosão
Diante da grave acidente ocorrido no município de Santo André, nesta quinta-feira (24/9),com a explosão de uma loja de fogos de artifício, o deputado Vanderlei Siraque, membro no PT na Comissão de Segurança Pública, apresentou requerimento à Presidência da Assembleia Legislativa para constituir uma Comissão de Representação, com a finalidade de acompanhar, pelo prazo de 120 dias, as investigações das causas que deram origem à explosão de uma loja de fogos de artifício.
Segundo o deputado, o fato precisa ser esclarecido com urgência e a Assembleia como detentora do poder fiscalizador não pode prescindir dessa prerrogativa. Ainda para o deputado, há a necessidade de saber se a loja que explodiu tinha licença municipal e do Corpo de Bombeiros para funcionar e se estava cumprindo todos os requisitos de legislação federal, estadual e municipal que rege o assunto.
Leia abaixo, em anexo, cópia do requerimento.
O acidente
Uma loja de fogos de artifício explodiu por volta das 12h30 na rua Américo Guazelli, altura do número 200, no bairro Silveiras,
Segundo informações do site UOL (24/9/2009 19h24) a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e prefeitura informam que duas pessoas morreram, um homem de cerca de 40 anos e uma mulher de cerca de 60 anos, que seriam o dono da loja e a mãe dele. De acordo com o comandante Luiz Humberto Navarro, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, os dois corpos foram encontrados na parte da frente da loja.
Os dois corpos chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) de Santo André por volta das 17 horas. A identificação dos corpos ainda não começou porque o IML aguarda a chegada dos parentes.
A Prefeitura de Santo André afirma que há 12 pessoas feridas: nove tiveram escoriações leves e foram atendidas no Centro Hospitalar de Santo André – destas, cinco já receberam alta, duas foram transferidas e outras duas seguem em observação – e outras três vítimas, também com escoriações leves, que foram atendidas no Pronto Atendimento Central – todas já receberam alta. Segundo o Corpo de Bombeiros, há apenas uma pessoa desaparecida, depois que um jovem de 14 anos e uma mulher, ambos dados como desaparecidos, foram encontrados.
A causa da explosão ainda não é conhecida, segundo os bombeiros. “É uma terra arrasada”, afirmou Luiz Humberto Navarro, comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

