Frente, que reúne 13 petistas, realiza audiência pública

24/03/2009 17:07:00

Envelhecimento Saudável

 

A Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável realiza nesta quarta-feira, dia 25, a audiência pública “A Qualidade de Vida e a Otimização do Tempo Livre”. A deputada Maria Lúcia Prandi é coordenadora da Frente, que reúne 22 parlamentares, sendo 13 petistas.

Maria Lúcia também é organizadora da audiência, que terá palestra do monitor de esportes do Sesc de Santos, Pedro Antonio Momezo, e apresentação do Coral da 3ª Idade da mesma unidade do Sesc. Momezo vai falar sobre qualidade de vida, organização do tempo livre, importância das avaliações médica e física, possíveis atividades, alimentação saudável e convívio social. “Além disso, vou procurar manter uma interação legal com o público, inclusive com a realização de alguns exercícios como exemplos do que pode ser feito no dia-a-dia”, explica.

Esta será a terceira vez que a Frente Parlamentar discute a importância das atividades físicas como caminho para a melhoria da qualidade de vida. A coordenadora da Frente explica que “a prática regular de exercícios traz ganhos para um envelhecimento saudável e para que a terceira idade possa ser vivida em sua plenitude.

A audiência coincide com a realização recente da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida em Brasília pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Durante a Conferência foi lançado um Pacto Nacional pelo Envelhecimento Ativo e Saudável com a participação de nove ministérios, que vão articular suas ações para a promoção dos direitos e bem-estar dos idosos.

A Conferência em Brasília e a audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo estão pautadas pelas estatísticas que indicam que o Brasil está envelhecendo: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007 revela que a população idosa já chega a quase 20 milhões de habitantes, ou 10,5% do total de brasileiros.

Mas, ainda faltam políticas públicas e sobram preconceitos quando o assunto é o envelhecimento digno. No Estado de São Paulo, os idosos sofrem com as dificuldades de acesso ao sistema de saúde, à cultura, ao esporte e ao lazer.

A 39ª audiência da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável acontece no Auditório Franco Montoro, a partir das 14h00, e é aberta ao público.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *