Tucanada
A CPI, criada pela Assembleia Legislativa para apurar supostas irregularidades na Cooperativa Bancoop, foi encerrada na tarde desta segunda-feira, com a aprovação do relatório do deputado tucano Bruno Covas. A Bancada do PT manifestou-se contra o parecer da Comissão.
Esta deve ter sido a mais rápida aprovação de um relatório em toda a história do Legislativo, protestou o deputado Vicente Cândido, que lamentou também que os membros da CPI não tenham sequer recebido previamente o documento de 82 páginas para leitura e discussão.
Sem as presenças dos deputados da oposição e até mesmo do presidente da CPI, deputado Samuel Moreira, a Comissão aprovou o relatório que pede a intervenção do Ministério Público Estadual na Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo, para investigar as denúncias de irregularidades.
Há graves erros jurídicos no relatório, avaliou o líder da Bancada do PT, Antonio Mentor. Os 28 depoentes que foram ouvidos pela CPI deveriam ter enviado à Assembleia documentos que comprovassem suas declarações. No entanto, a documentação, que deveria ter sido avaliada antes da conclusão do relatório final, não foi apresentada à Comissão.
Além dos problemas técnicos, a CPI partidarizou a investigação, centrando os seus ataques ao Partido dos Trabalhadores. A direção da Bancoop apresentou muito mais soluções para os cooperados do que a maioria governista que comandou a CPI, preocupada apenas em atacar e difamar o PT, disse Vanderlei Siraque.
Soluções
Para a Bancada, o acordo judicial celebrado entre a Bancoop e o Ministério Público do Estado de São Paulo na ação civil pública deveria ser implementado na íntegra, para garantir os direitos dos mutuários da Cooperativa.
Os deputados petistas também defendem a busca de uma solução negociada entre a Bancoop e os cooperados e o estímulo, através de programas de financiamento, de programas de habitação popular.
Os deputados Antonio Mentor, Vanderlei Siraque e Vicente Cândido representaram a Bancada do Partido dos Trabalhadores nas reuniões.
Veja no anexo a manifestação da Bancada do PT sobre o CPI da Bancoop, que será enviada ao Ministério Público Estadual e também publicada no Diário Oficial.

