Coordenação da Frente Parlamentar Contra a Fome está com o PT

20/02/2009 16:16:00

Promoção Social

Ass. de imprensa do deputado Simão Pedro

 

 

O deputado estadual Simão Pedro estará no próximo dia 2 de março em Santiago, no Chile, para coordenar a criação da Frente Parlamentar Contra a Fome. O órgão será vinculado a FAO, Organização Para a Agricultura e a Alimentação da ONU, e terá como objetivo a elaboração de leis que garantam o direito à alimentação e à segurança alimentar de todos os cidadãos da América Latina e Caribe.     

 

 

A criação do grupo foi colocada como prioridade em 2008, durante reunião de trabalho da FAO realizada em outubro do ano passado na Argentina. A proposta integra um grande projeto lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo então presidente da Guatemala Oscar Berger, durante a Cúpula Latino-Americana sobre a Fome Crônica, realizada em 2005, na Guatemala.     

 

 

O convite para coordenar a Frente Parlamentar Contra a Fome é fruto da qualidade do trabalho desenvolvido por Simão Pedro como deputado. Ele é responsável pela criação da Frente Parlamentar pela Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa e participou da articulação de um fórum estadual que reúne entidades ligadas a essa temática.

 

 

O deputado também organizou, ao longo de seus dois mandatos, uma série de fóruns e seminários sobre segurança alimentar, inserindo o assunto na pauta da Assembleia, onde conseguiu aprovar três leis estaduais sobre o tema.     

 

 

O convite para assumir o grupo da FAO foi feito ao deputado durante encontro José Graziano da Silva, secretário da FAO para a América Latina, que esteve  em São Paulo, em novembro, para participar do seminário internacional sobre biocombustíveis, organizado pelo governo Lula.      

 

 

Segundo Graziano, que foi ministro no primeiro governo Lula, a FAO está preocupada em institucionalizar a luta contra a fome e a desnutrição. Por esse motivo, a criação de leis e a implantação de conselhos e de políticas públicas nos estados e municípios vai ser uma prioridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *