Investigação
O deputado petista Simão Pedro foi eleito hoje para a relatoria da CPI da Segurança Alimentar, que vai investigar a qualidade dos alimentos naturais e industrializados no Estado de São Paulo.
Simão coordenou em 2009 a criação da Frente Parlamentar Contra a Fome, órgão vinculado à Organização Para a Agricultura e a Alimentação da ONU, e da Frente Parlamentar Pela Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa, em 2007.
A alimentação saudável, que é o foco da CPI, é uma questão de saúde pública, que abrange temas diversos como a fiscalização da produção de alimentos transgênicos, do uso de pesticidas na lavoura e de conservantes e aditivos nos alimentos industrializados.
O termo Segurança Alimentar refere-se à realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares que promovam a saúde, respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.
A CPI será presidida pelo deputado Bruno Covas (PSDB), que terá como vice o deputado Ed Thomas (PSB).
