Estado de São Paulo tem 500 cidades sem Bombeiros

20/04/2011 13:47:00

Insegurança

 

 

Em reunião com o deputado Donisete Braga, em 19/4, na Assembleia Legislativa com o tenente-coronel da reserva Paulo Chaves e o presidente da Associação Estadual dos Bombeiros Municipais, Laércio Santana Junior, explicaram que faltam postos de bombeiros em 500 cidades do Estado e pediram apoio ao parlamentar para a luta que travam para que as cidades brasileiras tenham postos de bombeiros à disposição da população. O deputado comprometeu-se em contribuir com esta luta.

Eles também discutiram a grave situação da Região Metropolitana de São Paulo, a maior do país com 20 milhões de habitantes. Dos seus 39 municípios, 21 não contam com postos de bombeiros. Com isso, 1,8 milhão de pessoas precisam contar com o atendimento de cidades vizinhas em casos de incêndios e resgates.

Segundo o tenente-coronel, em países desenvolvidos há uma perfeita harmonia entre bombeiros militares, voluntários e municipais. “Trabalhamos para que isto ocorra também no Brasil”, enfatizou. Lembrou que no Estado de Santa Catarina já são 33 os municípios que possuem bombeiros municipais, sendo que o de Joinvile, a maior cidade do estado, já completou 118 anos de atuação.

No Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar existe há 154 anos. No entanto, segundo o tenente-coronel Chaves, nesse longo período conseguiu se instalar em apenas 635 municípios, conforme dados da Agência Brasil, de 2008. “Quem perde é a nossa população que espera longas horas para apagar um incêndio”, criticou.

Já Laércio Santana, que preside a recém formada Associação Estadual dos Bombeiros Municipais, explicou que atualmente são cinco os municípios do Estado de São Paulo que criaram e mantém Corpos de Bombeiros Municipais: Sumaré, Mairinque, Itatiba, Mogi-Mirim e Jaguariuna.

 “Temos um grande desafio pela frente. É preciso que a população seja informada desta situação e nos apóie na luta por mais postos de bombeiros, o que representará maior segurança e tranqüilidade para todos”, disse ele.

Conforme dados apresentados por eles ao deputado, no Brasil existem 65 mil bombeiros militares; 150 municipais e 6 mil volutários.

Tucanos cortam recursos da Segurança Pública

Em 2010, a secretaria de Segurança Pública teve corte de cerca de R$ 300 milhões, especialmente para pessoal. Nos 100 primeiros dias do governo Alckmin, levantamento da Bancada do PT aponta que os investimentos no empenho caem 33,5% e no liquidado quase 98% na secretaria. Prova disto, é que os recursos para reaparelhamento da polícia caíram quase 97%.

*com informações: Ass. Imprensa – dep. Donisete Braga

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *